- Publicidade -

More

    Angola presente na IX edição do Festival Africano de Música

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Angola participa de 13 a 20 de corrente mês em Brazzaville, na IX edição do Festival Panafricano da Música (FESPAM).

    A caravana angolana de catorze membros, chefiada pelo director do Ballet Nacional, Nguizani Domingo, chega a Brazzaville a 13 deste mês.

    Esta edição reservada a trocas culturais e científicas desenrolar-se-á sob o lema “As músicas africanas, vector da autenticidade e factor de emergência”.

    Além de artistas que vão actuar em diferentes palcos de Brazzaville, prevê-se um simpósio internacional ligado ao mesmo tema em que participarão peritos da África, das Américas e da Europa.

    De acordo com um documento do comité organizador do vento, as discussões vão incidir sobre a tripla dimensão (tradicional, tradi-moderna e moderna) das músicas africanas como vector da autenticidade e  factor de emergência percebida como um objectivo a atingir para enfrentar os desafios do desenvolvimento.

    Além da eleição da ‘’Miss-FESPAM’’ e a condecoração de uma dúzia de artistas pelo chefe de estado congolês, Dennis Sassou-N’guesso, a manifestação proporcionará um encontro entre músicos, produtores e mecenas da música africana.

    Fora dos palcos, actividades desenrolar-se-ão no Palácio dos Congressos (Simpósio), na Escola de Pintura de Poto-Poto (Mercado da Música Africana ‘’MUSAF’’), no Centro Cultural Sony Labu Tansy (Aldeia dos Festivaleiros), no anfiteatro do Ministério dos Negócios Estrangeiros (Música clássica) e no Instituto Francês (Jazz).

    Esta edição do FESPAM foi oficialmente lançada em Junho último pelo ministro congolês da Cultura, Jean-Claude Ngakosso, a partir da histórica cidade sul-africana de Soweto.

    A oitava, em 2011, foi cancelada a meio da sua realização devido à morte de uma dezena de espectadores num dos portões de entrada do velho campo de futebol ‘’Félix Éboué’’, provocado pelos empurrões da multidão.

     

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Dom Caetano aborda dissabores com Carina Santos: “Se a cópia não convence, a música se esquece”

    Dom Caetano, com sua sólida argumentação, detalhou os dissabores que enfrentou com a artista Carina Santos devido à reprodução da música intitulada “Sou angolano”,...

    Banco BCS lança o seu primeiro fundo de investimento

    O Banco BCS, arrancou ontem com a subscrição de um fundo fechado especial de investimento em valores mobiliários, no valor global de 5.000.000.000 Kz. Destinado...

    Angola ocupa 4.ª posição no Ranking Africano de Futsal

    Por Helder Lourenço Após a recente realização do CAN`2024, em Rabat, Marrocos, Angola se destaca ao conquistar a quarta posição no ranking da Confederação Africana...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto