- Publicidade -

More

    Angola e Ruanda assinam acordo aéreo

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O Governo da República de Angola e o Governo da República do Ruanda assinaram hoje, quarta-feira, 23 de Maio, um acordo no domínio da aviação civil.
     
    O acordo, rubricado na cidade de Kigali, capital do Ruanda, pelo Ministro dos Transportes da República de Angola, Augusto da Silva Tomás, e o Ministro de Estado e dos Transportes, Jean de Dieu Uwihanganye, visa estabelecer e operar serviços aéreos entre os dois Estados.
     
    O acordo aéreo contará inicialmente com sete frequências semanais, que serão operadas pela TAAG (Angola) e pela RwandAir (Ruanda), companhias aéreas designadas por ambos os Estados.
     
    No passado dia 15 de Maio foi assinado o memorando de entendimento entre os dois países, pelo Instituto Nacional da Aviação Civil (INAVIC), representado pela directora-geral adjunta para área de administração e finanças, Amélia de Sousa, e a Autoridade Aeronáutica do Ruanda, representada pelo director-geral Silas Udahemuka.
     
    Este é mais um passo significativo para a conectividade almejada entre os Estados africanos, como é a pretensão a nível de África com o manifesto da Decisão de Yamoussoukro, que visa o estabelecimento do mercado único de transporte aéreo no continente.
     
    Ao intervir no acto, o ministro Augusto Tomás afirmou que o acordo vai ajudar Angola a dinamizar as relações de cooperação política, económica, social e financeira com o Ruanda.
     
    Segundo disse, estão criadas as condições para que a TAAG (por Angola) e a RwandAir (pelo Ruanda) possam concluir os estudos de mercado para materializar as orientações dos líderes dos dois países, nomeadamente os presidentes João Lourenço e Paul Kagame, respectivamente.
     
    REDUÇÃO DE TEMPO DE VOO
     
    O ministro fez saber que o passageiro que sai de Angola em voo de carreira para chegar ao Ruanda leva hoje em média sete ou oito horas de viagem, incluindo o tempo de escala.
     
    Com o acordo aéreo, o tempo de viagem para o Ruanda pode ser reduzido para até duas horas e quarenta minutos, dependendo do tipo de aeronave a operar.
     
    Angola ocupa uma excelente posição geo-estratégica em África, factor que a permite ser um corredor aéreo internacional privilegiado, acarretando por isso muitas vantagens no que concerne, por exemplo, a redução de tempo de voo para muitos países, enfatizou o ministro.
     
    Informou que o processo de transformação de Luanda num “Hub” está em curso, apresentando já bons resultados, dado que os passageiros que da África Austral utilizam a TAAG para a Europa via Lisboa e para América central e do sul via Brasil, já ultrapassam um terço da taxa de ocupação dos voos da TAAG.
     
    SIMPÓSIO SOBRE GESTÃO DE SEGURANÇA OPERACIONAL
     
    O ministro dos Transportes discursou hoje no Simpósio sobre Gestão de Segurança Operacional, que iniciou ontem (22) e termina hoje (23) de Maio, em Kigali, Ruanda.
     
    O encontro tem como objectivo prover os países das melhores práticas de implementação efectiva do Programa do Estado de Segurança Operacional.
     
    Visa ainda conduzir a supervisão dos provedores de serviço e implementação do SMS (Sistema de Gestão de Segurança Operacional), de forma a contribuir para melhoria do sistema de transporte aéreo em África.
     
    BREVES SOBRE A RWANDAIR E A TAAG
     
    A RwandAir, que iniciou a sua actividade em Dezembro de 2002, pretende expandir as suas rotas e destinos, tendo hoje como principal centro de operações o aeroporto internacional de Kigali.
     
    Já a TAAG é considerada uma companhia com um passado glorioso e um futuro brilhante pela frente. O surgimento da TAAG passa necessariamente pela Divisão dos Transportes Aéreos (DTA), criada em 1938. A TAAG hoje está projectada para aumentar a oferta de destinos para os passageiros angolanos, melhorar substancialmente os serviços que presta aos passageiros e elevar os padrões de operacionalidade e segurança.
     
    O acordo aéreo entre Angola e o Ruanda acontece um mês após o nosso país ter com a Singapura rubricado um acordo análogo.
     

    4e4b6e55-c6bd-427f-8dcf-9c18fddaaf73 5bd8d562-7288-4645-84e6-3d1a74263b6d 32b9ea9f-5732-4539-8fd8-5502ca554e48 a551037a-02c8-4bd7-bbed-edb5ac06036f dfd408bb-9227-4ca5-8633-ddc0895f1243

    6abfabd3-96e5-4783-8486-3676901f4665

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto