- Publicidade -

More

    Angolana na Alemanha cria método terapêutico inovador que tem mudado vida de crianças autistas

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A residir há 14 anos na Alemanha, a neuroterapeuta angolana Nelma Matos Rua criou, há dois anos, na Alemanha, o método denominado “Unique”, para tratamento intensivo de crianças autistas. O método já foi reconhecido pelo governo alemão e tem atendido crianças de quase toda parte do mundo.

    Em entrevista ao Platinaline, Nelma contou que o método Unique consiste num programa terapêutico intensivo neuro combinacional para crianças dos 2 aos 12 anos, independentemente do grau de autismo, onde no mínimo as crianças autistas fazem 25 horas de terapia por semana, com o objectivo de dar o máximo de autonomia possível aos pacientes.

    De acordo com a neuroterapeuta, o método levou cerca de 8 anos para ser desenvolvido, desde as pesquisas, testes até a aprovação e implementação, e contou que ver o seu trabalho reconhecido é uma sensação de orgulho pessoal e profissional por aquilo que são os resultados do Unique.  

    “É uma sensação de muito orgulho pessoal e profissional, (…) depois de tantos anos de pesquisa, ver o método reconhecido, ver o progresso que os meus pacientes fazem, ver os olhares de alegria e de agradecimentos dos pais, o progresso ao longo dos anos feito pelas minhas crianças, crianças que até a pouco tempo atrás, (…) não tinham a capacidade de brincar com outras crianças, não dormiam a noite inteira, tinham uma seletividade alimentar, muitas delas só comiam um ou dois alimentos, (…) não bebiam água e crianças que não saiam de casa, e neste momento agora, viajam pelo mundo, são capazes de comer, capazes de ter relações saudáveis com outras crianças e membros da família, saber que fiz parte do processo da mudança, é uma sensação indescritível e dá-me mais força para continuar a pesquisar, continuar a trabalhar, e como agora de estender os ramos e receber também crianças de angola, meu país de origem.”, contou.

    Refira-se que uma criança autista é aquela que apresenta distúrbios do neuro-desenvolvimento, caracterizado por deficiência interativa e comunicativa, padrões estereotipados e repetitivos de comportamento e desenvolvimento intelectual irregular, frequentemente com retardo mental. Contudo, até ao momento o Unique já atendeu mais de 60 crianças autistas e com as terapia intensivas os seus cérebros restauraram habilidades perdidas ou desenvolveram novas habilidades.    

    Por: Nunes Hebo

    Share this
    Tags

    A Bombar

    “Mulher detida em Luanda após acumular dívida milionária em hotel de luxo

    Uma mulher de 36 anos assumiu uma identidade falsa de empresária e se hospedou em um hotel de luxo na região do litoral sul...

    “SIC desmantela rede de falsificação de dólares provenientes da RDC em Angola”

    O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou uma rede de indivíduos angolanos que colaboravam com estrangeiros para introduzir dólares falsificados no país, provenientes da...

    Pinóquio: A Verdadeira História” traz emoção e diversão a 31 de Maio no ZAP Cinemas

    Luanda, 23 de Maio de 2024 – A emocionante estreia de "Pinóquio, a História Verdadeira" no ZAP Cinemas traz uma nova e divertida abordagem...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto