Em entrevista concedida recentemente ao PLATINALINE, onde foi questionado sobre quem são as maiores inspirações do pintor, António Etona apontou os saudosos pintores James McNeill Whistler e Pablo Picasso como as suas principais referências no mundo das artes plásticas.
O artista fez saber que os referidos pintores fazem parte da lista dos seus inspiradores na área, devido ao contributo positivo que deram para o crescimento da profissão a nível mundial, embora cada um o tenha feito conforme os próprios princípios morais.
“As minhas principais referências são; Whistler, um dos grandes referenciados que admiro, porque ele matava os artistas que fossem surrealistas, porque ele só queria ver artistas que pintassem o realismo clássico, e quando lhe deturpassem a mente esses artistas eram mortos. O Picasso é uma pessoa que admiro, porque promoveu também as artes e fez reconhecer que o negro também pensava, porque vem buscar alguns artefactos africanos em que ele traz no discurso, aquilo que é a dialéctica da filosofia a nível do mercado internacional”, salientou.
Por: Luizão Cabulo