- Publicidade -

Visit arnan.me
More

    “António Mosquito é o maior Accionista da Empresa Portuguesa Soares da Costa”

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O empresário António Mosquito vai passar a figurar na lista dos grandes investidores angolanos em Portugal. Segundo foi comunicado pelo Grupo Soares da Costa. O Empresário angolano passará a ser o responsável por um aumento de capital da Empresa de Construção Soares da Costa, no valor de 70 milhões de euros, que lhe dará direito a 66,7% do capital da empresa. Já o Grupo controlado por Manuel Fino, irá diluir a sua posição na subsidiária para 33,3%.

    De acordo com as informações transmitidas ao regulador do mercado de capitais, a operação tem como objectivo manter a estabilidade financeira da empresa, criar sinergias, e “robustecer a presença da Soares da Costa Construção e suas participadas no sector da construção, atingindo uma posição de liderança nos mercados em que desenvolva a sua actividade”.

    O negócio, terá ainda de ser aprovado em Assembleia Geral de Accionistas a convocar na próxima semana. Faz parte do plano de reprogramação do endividamento bancário do grupo (que tem na construção a maior fonte de receitas), avaliado em 228 milhões. Nesse âmbito, o grupo, segundo foi explicado, mandatou o BCP (Banco Comercia Português), cujo principal Accionista é a Sonangol. O BCP está presente no mercado angolano para encontrar potenciais investidores. E desta forma chegou ao nome de António Mosquito.

    Angola já é, o principal mercado da Soares da Costa. Em 2012, segundo as contas do grupo, o nosso país teve um peso de 44,1% no volume de negócios total, atingindo os 353,5 milhões de euros (mais 8% do que no ano anterior). Quanto a Portugal, o segundo maior mercado, valeu 236,5 milhões (o que representa uma queda de 28%).

    Importa realçar que uma das grandes obras em Angola, desta Empresa é a construção das Infra-estruturas básicas do Pólo Industrial de Fútila, na província de Cabinda. Adjudicadas a um consórcio liderado pela Soares da Costa, as obras são financiadas por entidades como a Sonangol e o Banco Mundial. No ano passado, no entanto, o grupo não conseguiu fugir aos prejuízos, tendo um resultado negativo de 47 milhões de euros.

    Segundo as informações divulgadas na passada terça-feira, o acordo a efectuar com António Mosquito, válido por seis anos, implica que a Soares da Costa mantenha o controlo da sucursal de Angola. Ao mesmo tempo, não inclui a actividade nos EUA e em Israel, e pressupõe que as principais deliberações futuras terão de ter a concordância do Grupo, mesmo mantendo Mosquito a maioria do capital da construtora. Ou seja, questões como a aplicação de dividendos, projectos de fusão, mudanças de sede ou aumentos de capital terão de ter o acordo dos dois accionistas.

    O negócio da Soares da Costa, surge depois de António Mosquito ter sido dado como interessado, através de uma empresa de capital de risco, na compra da maioria do capital do grupo “Controlinveste”, dono de órgãos de comunicação social como o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF. Certo é que o sector da construção não lhe é estranho, nem a ligação a empresas portuguesas.

    António Mosquito, além de outras participações em mais três bancos, é importador das marcas Audi e VW, e investiu no petróleo. Recentemente, criou um fundo de capital de risco. Visto como sendo um Empresário independente, foi um dos poucos que despontou em Angola após o ano de 1992.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Administradora Municipal de Luanda participa da cimeira internacional das cidades geminadas

    De 28 a 31 de maio, a cidade de San António, no estado do Texas, EUA, tornou-se o epicentro do diálogo internacional sobre geminação...

    Administradora Municipal de Luanda Representa Angola na Cimeira Internacional das Cidades Geminadas em San António

    San António, Texas - De 28 a 31 de maio, a cidade de San António, no estado do Texas, EUA, tornou-se o epicentro do...

    Benvindo Magalhães descarta possibilidade de algum dia apresentar Telejornal: “Nunca”

    Por: Sara Rodrigues O apresentador de TV e locutor de rádio Benvindo Magalhães deixou claro em entrevista ao Platinaline que jamais, na história da televisão...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto