- Publicidade -

More

    as dez melhores da Internet

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    “Primeira vez” – as dez melhores da Internet

    O tempo voa, e já se pode falar (embora embrionariamente) de uma história da Internet. Vários foram os momentos que assinalaram os grandes passos e que tornaram a rede no que é hoje. Conheça as dez “primeiras vezes” da Internet.



    1. Vírus online, 1971

    É atribuída ao engenheiro Bob Thomas a criação e disseminação do primeiro vírus informático que se multiplica automaticamente. O Creeper invadiu o sistema Arpanet, limitando-se a apresentar no ecrã a mensagem “I’m the Creeper: catch me if you can”. Assustador!

     

    2. Software antivírus, 1971

    O Reaper foi criado de propósito para erradicar o item acima referido.

     

    3. Nome de domínio, 15 de Março de 1985

    Ao passo que o enea.se, registado na Suécia em 1983, foi o primeiro URL, o primeiro domínio a ser registado com o sistema actual foi o Symbolics.com – de uma marca de computadores que desapareceu logo a seguir.

     

    4. Motor de pesquisa, 1991

    Enquanto trabalhava na Universidade de McGill, Alan Emtage criou o primeiro sistema de pesquisa. Chamou-lhe Archie e definiu a sua execução para as noites, de forma a organizar os conteúdos da Web numa base de dados manejável. “Em 1991”, recorda Alan, “usava cerca de metade da largura de banda da zona este do Canadá”.

     

    5. Loja online, 1994

    Estranhamente, os primeiros itens comercialmente disponíveis na Internet foram pizas. A Pizza Hut começou a disponibilizar encomendas pela Web em 1994, com o auxílio de duas novas tecnologias: o browser Netscape 1.0 e a encriptação SSL, que tornou as aquisições online seguras.

     

    6. Item vendido no eBay, 1995

    O primeiro item a ser listado no eBay, que então tinha o nome de AuctionWeb, foi um ponteiro laser, arrematado por uns incríveis 14,83 dólares. Preocupado com a possibilidade de obter um feedback 100% negativo, Pierre Omidyar, vendedor do item e fundador da empresa, contactou o comprador e voltou a confirmar que o ponteiro estava mesmo estragado, ao que o comprador respondeu: “Eu sou coleccionador de ponteiros laser estragados”.



    7. Blogue, Janeiro de 1996

    O primeiro exemplo de “Web-log” pertenceu a Justin Hall, de Chicago, que deu início aos influentes Justin’s Links from the Underground. Ainda está online, em www.links.net.



    8. Entrada na Wikipédia, 15 de Janeiro de 2001

    O fundador Jimmy Wales publicou “Hello World!” no dia em que a enciclopédia online abriu as suas portas. A primeira entrada Wiki a ser colocada que ainda está disponível é a do filósofo americano William Alston, que atrai debates apaixonados desde 17 de Janeiro de 2001.

     

    9. Vídeo no YouTube, 23 de Abril de 2003

    Jawed Karim, co-fundador do YouTube, deu início a tudo com a sua curta Me at the Zoo, que mostrava Jawed… no zoo.

     

    10. Tweet, 21 de Março de 2006

    Jack Dorsey, co-fundador do Tweeter, lançou o site de microblogues com a mensagem “Just setting up my twittr”, que definiu vincadamente a forma de escrita logo no arranque.

    fontee: T3

    Share this
    Tags

    A Bombar

    “Mulher detida em Luanda após acumular dívida milionária em hotel de luxo

    Uma mulher de 36 anos assumiu uma identidade falsa de empresária e se hospedou em um hotel de luxo na região do litoral sul...

    “SIC desmantela rede de falsificação de dólares provenientes da RDC em Angola”

    O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou uma rede de indivíduos angolanos que colaboravam com estrangeiros para introduzir dólares falsificados no país, provenientes da...

    Pinóquio: A Verdadeira História” traz emoção e diversão a 31 de Maio no ZAP Cinemas

    Luanda, 23 de Maio de 2024 – A emocionante estreia de "Pinóquio, a História Verdadeira" no ZAP Cinemas traz uma nova e divertida abordagem...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto