Por: Iraneth da Cruz
O auditório do Instituto Médio de Economia de Luanda (IMEL) foi pequeno para acolher ontem, dia 11 de Março, a palestra subordinada ao tema “Gravidez Precoce: Causas e Consequências”, promovida pela associação Juvenil de Apoio aos Jovens Carentes (Jucarente).
O evento, inserido nas festividades do Março Mulher, contou com a participação de muitos estudantes e a dissertação esteva cargo dos especialistas Euridice Chongolola (Médica obstetra), Francisca Oliveira (Psicóloga) e Moniz Pedro (Sociólogo), que transmitiram e emprestaram o seu saber às adolescentes e aos jovens que estiveram no local.
A directora para promoção da Mulher da Jucarente, Amélia da Costa, disse que o tema preocupa a associação devido ao elevado número de jovens grávidas causado pela falta de informação. “A Jucarente compromete-se em trabalhar em parceria com o executivo angolano no sentido de a mensagem de consciencialização sobre a prevenção naquelas comunidades onde ainda existirem elevado número de jovens mães fazer algum efeito,” disse.
Sobre o tema: A gravidez Precoce é aquela que ocorre em meninas e adolescentes. A partir da puberdade, começa o processo de alterações físicas que fazem da rapariga uma mulher com capacidade para a reprodução sexual. Não significa, porém, que a menina esteja preparada para ser mãe.
De acordo com diversos estudos, a gravidez precoce tem sido cada vez mais frequente. Trata-se de um problema de prioridade para a saúde pública devido ao alto risco de mortalidade que representa. Os bebés de mães adolescentes, de uma forma geral, apresentam pouco peso à nascença e costumam nascer prematuros (antes do tempo).