- Publicidade -

Visit arnan.me
More

    Ativista condenada a prisão por se mascarar de rainha da Tailândia

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Um tribunal tailandês condenou hoje a ativista Jatuporn Sae-ung a dois anos de prisão por difamar a monarquia ao mascarar-se de rainha Suthida durante um protesto em outubro de 2020, informaram os seus advogados.

     

    Suthida Tidjai é a rainha consorte do monarca tailandês, Maha Vajiralongkorn.

    Um porta-voz da organização não-governamental (ONG) Thai Lawyers for Human Rights (TLHR) confirmou à agência de notícias Efe que o tribunal do sul de Banguecoque reduziu a pena da arguida de três para dois anos de prisão por colaborar com o sistema judiciário nas suas declarações.

    A condenação é a mais recente de uma ampla campanha judicial lançada pelas autoridades para anular o movimento pró-democracia, que realizou grandes protestos em meados de 2020 e conseguiu abrir o debate público sobre o papel da poderosa monarquia da Tailândia na sociedade atual.

    O artigo 112.º do Código Penal tailandês estabelece penas de três a 15 anos de prisão para quem difamar, insultar ou ameaçar o rei, a rainha ou o príncipe herdeiro.

    O rei Vajiralongkorn, que subiu ao trono em outubro de 2016 após a morte do seu pai, o rei Bhumibol, não herdou a popularidade do progenitor, que reinou por sete décadas e foi reverenciado por muitos tailandeses como pai da nação e praticamente uma figura semidivina.

    Cerca de 200 pessoas, incluindo menores, foram acusadas de lesa-majestade nos últimos 18 meses, segundo dados da organização TLHR.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    “Mulher detida em Luanda após acumular dívida milionária em hotel de luxo

    Uma mulher de 36 anos assumiu uma identidade falsa de empresária e se hospedou em um hotel de luxo na região do litoral sul...

    “SIC desmantela rede de falsificação de dólares provenientes da RDC em Angola”

    O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou uma rede de indivíduos angolanos que colaboravam com estrangeiros para introduzir dólares falsificados no país, provenientes da...

    Pinóquio: A Verdadeira História” traz emoção e diversão a 31 de Maio no ZAP Cinemas

    Luanda, 23 de Maio de 2024 – A emocionante estreia de "Pinóquio, a História Verdadeira" no ZAP Cinemas traz uma nova e divertida abordagem...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto