- Publicidade -

More

    Bna lança nova nota de cinco mil kwanzas

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A nova nota de cinco mil kwanzas, da Série 2020, entra em circulação no dia “04 de Fevereiro”, data do início da Luta Armada de Libertação Nacional.

    A entrada em circulação desta nota estava prevista para este mês de Janeiro, tendo o Banco Nacional de Angola (BNA) decidido homenagear os heróis do “4 de Fevereiro”.

    Trata-se da quinta nota a ser lançada pelo Banco Central, num processo gradativo iniciado em Julho último.

    Com cor predominante lilás, a nova nota de 5.000 kwanzas, além da figura do “fundador da Nação”, traz no seu reverso a imagem do Nkulumbibi, ruínas da antiga Catedral de Mbanza Kongo (Zaire), património da humanidade.

    À semelhança de outras notas já em circulação, a nova nota de 5.000 também traz na íntegra a letra do Hino Nacional de Angola, em micro texto, entre outras características de segurança.

    A nota de 5.000 entra em circulação depois da disponibilização, de forma progressiva, da nova nota de 200 em Julho, 500 (Setembro), 1.000 (Outubro) e de 2.000 kwanzas, em Novembro, de acordo com a Lei n.º 7/20, de 30 de Março, que autoriza a emissão e colocação em circulação pelo Banco Central.

    Com substratos de polímero (plástico), excepto a de 5.000, que continua a ser de papel (algodão), todas as notas ilustram imagens de maravilhas naturais de Angola e do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto.

    Nesta operação de emissão de novas notas, o BNA gastou USD 30 milhões, igual valor necessário para o saneamento (substituição) das notas em circulação no país. Com o lançamento desta nota, o Banco Nacional de Angola termina o processo de disponibilização das novas notas de Kwanzas da série 2020.

    Assim, no mercado angolano coabitam notas de 200, de 500, de 1.000, de 2.000 e de 5.000 kwanzas, todas da série 2012 e igual valor facial da série 2020. A partir de 1 de Janeiro de 2022, as notas da série de 2012 deixam de ser aceites.

    De 1 de Janeiro a 30 de Junho as mesmas valem só em depósitos nas contas bancárias. A partir de 1 de Julho de 2022 a 31 de Dezembro de 2026, elas poderão ser trocadas, mas só no Banco Nacional de Angola e suas delegações regionais.

    Pesquisas apontam feitas no site do Banco Nacional de Angola apontam que, a primeira unidade monetária nacional, denominada Kwanza (AOK), foi criada pela Lei nº 71-A/76 de 11 de Novembro (Lei da Moeda Nacional), em substituição do escudo colonial.

    Em 1977, foram emitidas pelo BNA as primeiras cédula, dando início a troca da moeda em todo o território nacional, em que 1 Kwanza equivalia a 1 escudo angolano.

    Na altura, foram emitidas notas de valor facial de Kz 1. 000, Kz 500, Kz 100, Kz 50 e Kz 20, além de moedas metálicas no valor de Kz 10, Kz 5, Kz 2 e Kz 1 (sendo 100 Lwei = 1 Kz).

     

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Pedro Yaba leva “simbiose” em obras de arte e fotografias ao MIREMPET

    Por: Ernesto Jaime A forma incansável dos trabalhadores mineiros transformarem a pedra bruta em belas esculturas de mármores, o diamante bruto em refinadas jóias, petróleo...

    Osvaldo Palhares assina contrato com renomada agência Gloss Model em São Paulo

    O talentoso músico e actor angolano, Osvaldo Palhares, está dar um grande passo na sua carreira artística ao assinar um contrato com a prestigiada...

    4ª edição dos “Prémios Tigra Nova Garra” reconhece 28 profissionais em diferentes áreas de actuação

    Os Prémios “Tigra Nova Garra” já fazem parte da agenda dos grandes eventos anuais que reconhecem talento, criatividade, esforço e compromisso social dos jovens...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto