- Publicidade -

More

    China descobre novo mineral na Lua

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A China tornou-se assim no terceiro país a identificar um mineral desconhecido na Lua, depois dos Estados Unidos e da Rússia.

    O vice-presidente da Autoridade de Energia Atómica da China, Dong Baotong, divulgou em conferência de imprensa o nome do mineral, encontrado em partículas basálticas lunares, segundo o jornal oficial Global Times.

    A Comissão de Novos Minerais, Nomenclatura e Classificação da Associação Mineralógica Internacional confirmou a descoberta, obtida a partir de amostras coletadas pela missão Chang’e 5 da superfície lunar, em 2020.

     

    Várias instituições do país asiático estiveram envolvidas no estudo das amostras, incluindo a Academia Chinesa de Ciências e os ministérios da Educação e Recursos Naturais.

    Os cientistas destacaram que o material recolhido pela missão lunar da China e as pesquisas desenvolvidas são de grande importância para entender a origem e evolução da Lua, bem como as possibilidades de usar os seus recursos de forma eficaz.

    Em junho passado, foi anunciada a descoberta de minerais de alta pressão nas amostras recolhidas na superfície da Lua por essa mesma sonda, como fragmentos de seifertita e estishovita, minerais formados a partir de dióxido de silício submetido a altas temperaturas e pressões.

    O programa Chang’e (em homenagem a uma deusa que, segundo a lenda chinesa, vive na Lua) começou com o lançamento de uma primeira sonda em 2007.

    Nos últimos anos, Pequim investiu milhares de milhões de dólares no seu programa espacial e alcançou marcos como o pouso bem-sucedido de uma sonda no lado oculto da Lua, em janeiro de 2019, uma conquista que nenhum país tinha até então alcançado.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Africell lança campanha de diversificação de agentes com foco na criação de novos negócios:

    | A Africell está a abrir as suas portas para que empresas e particulares se tornem Agentes de Recargas Electrónicas (EVC) da Africell numa...

    ZAP proporciona momento mágico a mais de 170 crianças de lares Vidas ZAP com o grande “Show do Panda E Os Caricas”.

    Luanda, 11 de Junho de 2024 – No dia 7 de Junho, a ZAP reuniu mais de 150 crianças, na acção Vidas ZAP "Show...

    Guitarrista Texas cobra 50 mil kwanzas para colaborações musicais

    Por: Helder Lourenço O guitarrista angolano Texas revelou, em entrevista ao programa "Dia Alegre" da Platina FM (96.8), que cobra apenas 50 mil kwanzas por...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto