Cinco novos projectos financiados apresentados no Cunene

0
226

No âmbito do programa da União Europeia FRESAN – Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola, o Camões, I.P apresentou na passada sexta-feira, 18 de Março, na Mediateca do Cunene, em Ondjiva, cinco novos projectos subvencionados para a referida província.

O evento surge na sequência do convite do programa FRESAN para a atribuição de cerca de 14 milhões de euros a projectos de elevado impacto junto das comunidades mais desfavorecidas e vulneráveis no Cunene, na Huíla e no Namibe.

Foram assim dados a conhecer os cinco novos projectos resultantes do último convite à apresentação de subvenções a serem desenvolvidos na província do Cunene, os seus benefícios e impactos esperados. A sessão contou com a presença de participantes em representação do Governo provincial, de organizações da sociedade civil, parceiros, detentores de interesse e autoridades locais.

A província do Cunene tem, desde 2019, quatro projectos subvencionados pelo FRESAN, cuja duração é de 24 a 33 meses. Através destes projectos o FRESAN/Camões, I.P. já apoiou 1547 camponeses com medidas que permitem melhorar a produtividade e a resiliência dos sistemas agrícolas e pecuários no contexto das alterações climáticas, como a constituição e a formação de 34 ECA – Escolas de Campo de Agricultores.

Os projectos subvencionados têm também vindo a promover o acesso a água com a reabilitação e a construção de 87 infraestruturas para captar e reter água para consumo humano, abeberamento de animais e produção agrícola, tendo já beneficiado 58.469 pessoas. Destas infraestruturas, 18 são reabilitadas através da metodologia de transferências sociais, de forma a fornecer suplementos de rendimento sazonais para aumentar o acesso a alimentos nos meses escassos. Na província do Cunene, 144 pessoas já beneficiaram desta metodologia.

Os projectos subvencionados têm ainda promovido campanhas de sensibilização nas comunidades, junto de 13.504 mulheres em idade reprodutiva, adolescentes e mães de crianças menores de cinco anos.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments