Combate à covid-19 e à malária junta em workshop mulheres religiosas e de partidos políticos

0
86

Preocupado com a actual situação da Covid-19 e da malária na capital, o Governo da Província de Luanda, realizou nesta terça-feira (28), um workshop subordinado ao tema” O Papel da Mulher no Combate à Covid-19 e à Malária”, acto presidido pela Governadora Ana Paula de Carvalho, no quadro das actividades do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional.

A Governadora disse na ocasião, que a Covid-19 afecta muitas famílias causando aflição, dor e tristeza com a perda de entes queridos, assim como, tem impactado negativamente no Sistema Nacional de Saúde, devido às condições e tratamento, terapêutica e vacinação exigidos para o combate desta terrível doença.

Ana Paula de Carvalho apelou a toda a população elegível presente, que ainda não recebeu a vacina, a aderir à vacinação em massa para prevenção da Covid-19, nos Postos de Vacinação que estão disponíveis nos nove municípios da Província de Luanda.

Às nossas mamãs, pedimos que no seio da família sejam reforçadas as medidas de higiene pessoal, quer em casa, como nos negócios. “Devem evitar a criação de charcos de água, deitar o lixo nas valas”, referiu.

A actividade, foi ainda assinalada pela exibição do grupo Ngana Munana pela prelecção de palestras, com destaque para “O Papel da Mulher de Família no Combate à Covid -19”, a cargo da médica Felismina Neto que falou da doença e das vantagens da vacinação, tendo referido que em Luanda existem 15 Postos de Alto Rendimento para a vacinação da Covid-19 e que os homens tem liderado a adesão à vacinação, sendo que apenas 35% das mulheres estão vacinadas.

Já a médica Izilda Neves, abordou o tema, “O Papel da Família na Prevenção e Combate da Malária”, tendo indicado que a malária é a primeira causa de morte em Angola e afecta em maior número as crianças dos zero aos cinco anos e as mulheres grávidas.

O workshop contou com a participação de senhoras de diversas confissões religiosas, mulheres das organizações femininas de partidos políticos, nomeadamente da OMA e da LIMA, e da sociedade civil, sendo unânime o interesse e oportunidade da iniciativa.

Presenciaram o acto, o Vice-Governador da Província Luanda para o Sector Político e Social, Dionísio da Fonseca; a Presidente da Comissão Administrativa de Luanda, Antónia Nelumba; e a Directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, Antónia Ferreira Marcelino.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments