- Publicidade -

More

    Como lidar com a inveja no local de trabalho

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Por: Sued de Oliveira

     

    Normalmente, as pessoas não admitem sentir inveja à partida por saberem o quão negativo é o sentimento e que representa um peso maior para quem o sente do que propriamente para a “vítima”. No ambiente de trabalho, o destaque de um resulta, às vezes, no “esquecimento” de outros, reprimindo-os cada vez mais, vendo-se ameaçados, o que gera brigas, discussões e ciúmes. Em termos práticos, como devemos lidar com a inveja no trabalho? Acompanhe este artigo e veja as dicas.

    As características da inveja e o seu nível autodestrutivo mudam de acordo com a pessoa em causa, mas ela não destaca necessariamente a vontade ou a cobiça dos bens materiais que a outra pessoa possui; destaca a angustia, o entristecimento diante das vitórias alheias e o desejo de ver o outro sem “nada”, sem condecorações, elogios ou até mesmo sem relações saudáveis, “nada”!

    O ambiente empresarial está abastado de casos predominados pela inveja, porém quase não se nota porque, como dissémos no parágrafo acima, o invejoso reprime as suas emoções, torna secretos os seus sentimentos e reais opiniões quando na verdade daria tudo para gritar para o mundo que detesta, menospreza e inveja com toda a sua força o seu colega de trabalho por ser um funcionário exemplar, cumpridor das suas tarefas ou por uma eventual promoção. Em muitos casos, pessoas invejosas interpretam o personagem de melhor amigo para se aproximar e/ou monitorar cada passo do colega e saber a altura ideal para o puxar o tapete.

    Para lidar com a inveja e criar um ambiente onde poderá respirar sem preocupações tendo em conta que ter o mal a nossa volta gera negatividade de acordo com a lei da atração do pensamento, confie em poucas pessoas na empresa para qual trabalha; conte os seus planos progressivos a determinadas pessoas, apenas se estas forem suficientemente leais a si; evite proferir comentários que destaquem defeitos que incomodem os presentes ou que destaquem demasiado as suas qualidades; celebre em silêncio; não abra as portas da sua vida para todos, evite detalhes relacionados à sua vida particular e estabilidade nos seus relacionamentos, isto pode incitar a inveja a quem não vê problemas em abraçar tal sentimento. Estas dicas vão, de certeza, ajudá-lo no processo de adaptação a ambientes desta natureza.

    Existem muitos estudos sobre a origem da inveja, muitas situações em que se manifesta, casos de pessoas que venceram e muitas outras pessoas que foram prejudicadas de alguma maneira por alguém invejoso. O facto é que a inveja sempre existiu e vai continuar a crescer, por isso ignore-a com sabedoria, profissionalismo e saiba agir discretamente. Nunca se deixe influenciar por sentimentos negativos.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Restos mortais de Ângelo Victoriano repousam na Santa Ana

    Os restos mortais do antigo basquetebolista Ângelo Victoriano repousam, desde hoje, quarta-feira, no cemitério do Santa Ana, em Luanda. Ângelo Victoriano, o segundo angolano a...

    Coca-Cola e Química Verde levam água potável à província do Bengo com Biofiltros

    Por Sara Rodrigues Fotógrafo: Joaquim Manuel A Coca-Cola, em parceria com a Química Verde, implementou nesta quarta-feira, 17 de abril, uma iniciativa para proporcionar água potável...

    “O mundo não aprecia coitados nem perdedores”, diz Teresa Sara

    A atual Miss Angola Internacional, Teresa Sara, deixou um conselho para as jovens que a veem como modelo. Em sua abordagem, aconselhou-as a lutar...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto