- Publicidade -

More

    Conheça detalhes da cenografia de “Fina Estampa”, novela escolhida pelos angolanos para o Globo On

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Os cenários (casas) criados para os personagens nas novelas, tendem a transparecer a sua personalidade e foi a pensar nisso que as equipas de cenografia e produção de arte da trama Fina Estampa, que estreou ontem, dia 21 de Dezembro no canal Globo On, criaram os diferentes ambientes exibidos na narrativa.

     

    A casa de Teresa Cristina, personagem da actriz Christiane Torloni, por exemplo, tem uma decoração discreta e refinada, com predominância do preto e branco, que mostra assim a origem tradicional da personagem. Objectos sofisticados, obras de arte e grandes quadros enfeitam as salas e os quartos da mansão. A riqueza da casa da vilã, em comparação à simplicidade da residência da família Pereira, demarca bem a distância social e financeira que existia entre Tereza Cristina e Griselda, além de reforçar a rivalidade entre as duas.

    Já a casa de Griselda, foi inspirada nos imóveis cubanos e criada como um ambiente funcional para a faz-tudo, onde a personagem acumulava as ferramentas e utilitários do seu trabalho. Para a casa de Griselda não havia a preocupação de combinar as coisas ou mesmo de comprar novas mobílias, visto que a personagem tem uma vida humilde. A imagem de Nossa Senhora de Fátima e o quadro com a fotografia do marido Pereirinha (José Mayer), destacam-se no cenário pouco feminino.

    “Nada na casa é pensado decorativamente; Griselda acumula em casa ferramentas e utilitários de seu trabalho e o que importa é a funcionalidades das coisas. A cadeira de praia no meio da sala é a prova de que a protagonista não se preocupa em comprar mobílias, nem em combinar uma coisa com a outra. Mas engana-se quem pensa em desarrumação ou sujidade: a casa é bem cuidada”, explica a produtora de arte, Denise Garrido.

    O perfil romântico de Celeste (Dira Paes) serviu como referência para as equipas na hora de criar a casa da empregada doméstica. A produtora de arte Denise Garrido diz que os elementos usados na decoração estão presentes na casa da maioria dos telespectadores. Peças de crochê, renda e flores decoravam os ambientes, mostrando o esmero da personagem, que compensava nos cuidados da casa a tristeza do relacionamento com o marido violento, Baltazar (Alexandre Nero).

    Na casa de Crô (Marcelo Serrado), o grande destaque é a obsessão do mordomo pela patroa, reflectida na tentativa de reproduzir em sua casa a estética da residência de Tereza Cristina. Além disso, o ambiente mantém um altar em homenagem à cantora Madonna, com discos, pósteres e revistas da sua musa inspiradora completando assim a decoração pop da casa do mordomo.

    Por sua vez, o Recanto da Zambeze, do casal Álvaro (Wolf Maya) e Zambeze (Totia Meirelles), mostra uma decoração com objectos e lembranças que Álvaro trouxe de diferentes lugares do mundo. E na produção do bar “Quiosque do Álvaro”, para passar a sensação de que aquele espaço é uma extensão da maneira como seu dono vive em casa, Denise Garrido e sua equipe de produção de arte levaram em conta o estilo de vida zen do personagem. Copos de material reciclado, feito de bambu, foram especialmente elaborados e ganharam tons de azul e amarelo para representar o sol e o mar do verão carioca.

     

    Com autoria de Aguinaldo Silva, Fina Estampa estreou ontem, dia 21 de Dezembro no Globo On, canal 72 da ZAP.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Administradora Municipal de Luanda participa da cimeira internacional das cidades geminadas

    De 28 a 31 de maio, a cidade de San António, no estado do Texas, EUA, tornou-se o epicentro do diálogo internacional sobre geminação...

    Administradora Municipal de Luanda Representa Angola na Cimeira Internacional das Cidades Geminadas em San António

    San António, Texas - De 28 a 31 de maio, a cidade de San António, no estado do Texas, EUA, tornou-se o epicentro do...

    Benvindo Magalhães descarta possibilidade de algum dia apresentar Telejornal: “Nunca”

    Por: Sara Rodrigues O apresentador de TV e locutor de rádio Benvindo Magalhães deixou claro em entrevista ao Platinaline que jamais, na história da televisão...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto