Docente Maria Helena Miguel destaca formação de professores de Língua Portuguesa como um dos investimentos a implementar na educação

0
42

Por: Stella Cortêz

A leccionar desde os 18 anos de idade, Maria Helena Miguel, professora da disciplina de Língua Portuguesa, que igualmente ocupou o cargo de vice-reitora para a área académica da Universidade Católica de Angola, destacou a importância de implementar vários investimentos no sector da educação, realçando a formação de professores como sendo o primeiro passo, bem como o apetrechamento de todos os níveis.

“Com pessoal administrativo, directivos e professores devidamente competentes, e bibliotecas, tudo isso vai contribuir para o melhoramento do ensino. E, sobretudo, há também um outro factor que é o fundamental que é o de língua, nós usamos o português como a língua de ensino, mas, não há muito investimento em termos de português, quer em termos de português enquanto disciplina, ou enquanto veículo de ensino. As crianças que entram na escola não falam português e acabam sendo alfabetizadas em português, esse é o factor que contribui para o insucesso do ensino escolar”, disse.

Maria Helena Miguel, que foi recentemente homenageada por antigos estudantes da Universidade Católica de Angola, assegura que ser distinguida pelos seus alunos nesta altura da vida significa muito mais do que ter ensinado tudo o que aprendeu, todavia, está pronta para apostar noutros desafios.

“Tenho vários projectos, vou continuar no ensino enquanto puder, mas também vou dedicar-me à investigação e projectos de formação e apoio aos professores de língua portuguesa”.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments