A Emirates e a Flydubai apresentaram uma ampla parceria na qual as duas companhias aéreas com sede no Dubai vão juntar forças e oferecer aos passageiros opções de viagem incomparáveis. Ambas as companhias continuarão a ser geridas de modo independente, mas irão alavancar a rede de serviços de uma e de outra para expandir suas operações e acelerar o crescimento.
A parceria inovadora inclui além da partilha de códigos a colaboração na rede integrada com agendamentos coordenados. O novo modelo dará aos passageiros da Flydubai uma conectividade perfeita para os destinos mundiais da Emirates que abrange seis continentes. Para os clientes da Emirates, abre a rede regional robusta da Flydubai.
As duas companhias aéreas irão também desenvolver o hub internacional Dubai alinhando os sistemas e as operações para garantir uma experiência de viagem perfeita através de um aeroporto ultramoderno; Actualmente o aeroporto mais movimentado do mundo, para passageiros internacionais.
Segundo o Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, Presidente e Chefe Executivo do Grupo Emirates e Presidente da Flydubai, “Este é um desenvolvimento emocionante e significativo para a Emirates, para a Flydubai e para a aviação do Dubai. Ambas as companhias cresceram de forma independente e exitosa ao longo dos anos. E esta parceria mostrará o imenso valor que os modelos de ambas empresas podem trazer aos passageiros de cada uma e ao Dubai”.
Actualmente, a Emirates possui uma frota de 259 aeronaves, que voam para 157 destinos (incluindo 16 pontos de carga). A Flydubai opera 58 aeronaves Boeing 737 de nova geração para 95 destinos. Esta combinação actual compreende 216 pontos de destino exclusivos.
A parceria vai optimizar as rotas e os horários das duas companhias aéreas, para abrir novas conexões entre cidades e oferecer aos passageiros mais escolhas. Além disso, isso ajudará ambas as companhias a alimentar mais tráfego para o complemento entre ambas. Em 2022, espera-se que as rotas combinadas da Emirates e da Flydubai atinjam 240 destinos, operados por uma frota combinada de 380 aeronaves.
As equipas da Emirates e da Flydubai estão a trabalhar juntas em uma série de iniciativas que abrangem o planeamento comercial, o plano de rotas, operações nos aeroportos, viagens dos clientes, e no alinhamento dos programas de passageiros frequentes.
A parceria será lançada nos próximos meses, com os primeiros arranjos aprimorados na partilha dos códigos a partir do último trimestre de 2017. Outros detalhes serão comunicados à medida que estiverem disponíveis.
Propriedade total da Investment Corporation of Dubai (ICD), a Emirates e a Flydubai são operadas e gerenciadas de modo independente.
Sobre a Flydubai
A Flydubai, com sede no Dubai, esforça-se para remover barreiras e melhorar a conectividade entre diferentes culturas em toda a sua rede em constante expansão. Desde o início das suas operações em 2009, a Flydubai possui:
- Uma rede de mais de 90 destinos em 44 países.
- Abriu 63 novas rotas que anteriormente não tinham ligações aéreas directas para o Dubai, ou não eram atendidas por uma transportadora nacional dos Emirados Árabes Unidos de Dubai.
- Opera uma frota de 58 aeronaves Boeing 737-800 e receberá mais de 100 aeronaves até o final de 2023.
Além disso, a agilidade e a flexibilidade da Flydubai como uma companhia aérea jovem aumentou o desenvolvimento económico do Dubai, de acordo com o governo, criando fluxos comerciais e turísticos em mercados anteriormente não atendidos.