Por: Helder Lourenço
As escolas públicas e privadas estão proibidas de comercializar as folhas de provas, segundo fez saber esta quinta-feira, 02 de Março, o Secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Primário, Pacheco Francisco, no encontro que manteve com os dirigentes de escolas e colégios privados de Luanda.
“As provas trimestrais que decorrerão de 21 a 31 de Março, às direcções das escolas não deverão cobrar valores para adquirir papéis para fazer produção, este é um papel das direcções municipais”, disse.
Contudo, no encontro que visou analisar o processo de aprendizagem no ensino primário, o responsável garantiu que aqueles que não cumprirem a orientação serão responsabilizados.
“Não faz sentido que sejam as escolas de forma particular a solicitar aos alunos ou aos pais ou encarregados de educação a solução desses problemas, aqueles que não cumprirem terão que ser responsabilizados por isso”, garantiu.
De acordo com Francisco Pacheco, que favoreceu a qualidade dos professores com determinante para o sucesso do estudante nos níveis subsequentes, revelou que dos mais de 13 milhões de estudantes, 7 milhões são do ensino primário.