Especial “Confronto de Gangsters: Pacino vs De Niro

0
105

“PERSEGUIDO PELO PASSADO”

Emissão: Sexta-feira, dia 21 de Agosto, às 00h30

Neste filme de Brian De Palma (“Os Intocáveis”, “A Fogueira das Vaidades”, “Missão Impossível”), Carlito Brigante (Al Pacino), um ex-traficante de droga porto-riquenho e chefe de um gangue de Nova Iorque, sai da prisão depois de cumprir cinco anos de pena. O seu propósito é iniciar uma vida nova como cidadão exemplar e poupar dinheiro para ir para as Caraíbas. Começa a trabalhar num clube nocturno, propriedade do seu advogado, David Kleinfeld (Sean Penn) e retoma uma relação sentimental com uma bailarina chamada Gail (Penelope Ann Miller). Amizades do passado, novas companhias e o próprio Kleinfeld influenciarão negativamente Carlito, que acaba por ser “Perseguido pelo Passado”.

“O PADRINHO”

Emissão: Sexta-feira, dia 21 de Agosto, às 22h30

Os filmes de “gangsters” clássicos que Coppola tanto prezava só podiam ter dado origem a um melodrama familiar nas mãos do italo-americano. Adaptado do romance de Mario Puzo, “O Padrinho” não deixa de ser um projecto pessoal para Coppola, sendo simultaneamente um retrato de origens e um retrato de família. O fulgor trágico que aqui se fez sentir ainda foi ampliado pelas duas sequelas – vistos em conjunto, formam um dos mais impressionantes painéis sociológicos e romanescos que o cinema contemporâneo nos conseguiu oferecer.

O filme acompanha o patriarca da família mafiosa Corleone, que luta para estabelecer a sua supremacia nos Estados Unidos depois da Segunda Guerra Mundial. Numa tentativa de assassinato que deixa o patriarca, Don Vito Corleone (Marlon Brando), incapacitado, os seus filhos, Michael (Al Pacino) e Sonny (James Caan) vão ter de assumir os negócios de família. Este é um retrato da vida familiar e do negócio criminoso dos Corleone, que garantiu a este filme onze nomeações para os Óscars, tendo ganho três, incluindo melhor ator principal (Marlon Brando), melhor filme (Albert S. Ruddy) e melhor argumento adaptado (Mario Puzo e Francis Ford Coppola).

“TUDO BONS RAPAZES”

Emissão: Sábado, dia 22 de Agosto, às 01h15

“Tudo Bons Rapazes” é uma espécie de biografia da Máfia, narrada na primeira pessoa por Henry Hill (Ray Liotta), um italo-irlandês cuja ambição desde adolescente é ser um “rapaz esperto” e um mafioso, que se envolve com James Conway (Robert De Niro) e com Tommy DeVito (Joe Pesci). Há também os testemunhos de Karen (Lorraine Bracco) — uma jovem judia que casou com Henry e que depressa vê toda a sua vida social nas teias da máfia. As suas amigas são as mulheres dos outros mafiosos, que sentem orgulho por terem maridos com coragem para sair de casa e roubar. O filme “Tudo Bons Rapazes”, de Martin Scorsese, retrata essencialmente o que realmente significava fazer parte da máfia nas décadas de 1960/70: sobre os bons e os maus momentos, sobre os anos de poder, e mais tarde de declínio (apesar de terem as suas cozinhas privadas nas celas das prisões), sobre os anos de traição e decadência total e sobre a culpa vivida por Henry após trair a Máfia e os seus valores.

“O PADRINHO II”

Emissão: Sábado, dia 22 de Agosto, às 22h30

“O Padrinho II” é a excepção do cinema que ajudou a combater a ideia de que as sequelas são sempre inferiores ao original. Para muitos, este filme ficou conhecido como a melhor “segunda parte” da História do cinema. Novamente com a realização de Coppola, narra a deriva de Michael Corleone (Al Pacino) para o mundo do crime, regressando às origens da família através de flashbacks que desvendam a juventude do seu patriarca — representado por Robert De Niro.

O filme fez novamente sucesso, sendo vencedor de seis Óscares, incluindo: melhor filme (Francis Ford Coppola, Gray Frederickson e Fred Roos), melhor ator secundário (Robert De Niro), melhor realizador (Francis Ford Coppola), melhor argumento adaptado (Francis Ford Coppola e Mario Puzo), melhor direção artística (Dean Tavoularis, Angelo P. Graham e George R. Nelson) e melhor banda sonora (Nino Rota e Carmine Coppola).

“SCARFACE – A FORÇA DO PODER”

Emissão: Domingo, dia 23 de Agosto, às 01h40

Al Pacino é Tony Montana, um dos mais cruéis gangsters já descritos pelo cinema. Inspirado no clássico homónimo de 1932, o filme retrata a violenta carreira de um refugiado cubano que, com ajuda de muitas armas, traça o seu caminho até chegar ao topo do império da cocaína em Miami, explorando o poder que a droga tem nos Estados Unidos. Matando todos os que se atravessam no seu caminho, Tony torna-se o maior traficante da Florida, controlando quase toda a cocaína em Miami. No entanto, a pressão da polícia, as guerras com cartéis colombianos e a sua paranóia começam a alimentar as chamas do seu próprio declínio.

“O PADRINHO III”

Emissão: Domingo, dia 23 de agosto, às 22h30

Este filme é a terceira e última parte da trilogia de Francis Ford Coppola. A história avança com Don Michael Corleone (Al Pacino), já sexagenário, a tentar elevar toda a sua família acima do submundo do crime, mas os mais jovens não acreditam nesta missão. Entre amores indesejáveis, traições, vinganças e até a Igreja, Corleone começa a procurar um digno sucessor.

“MALAVITA”

Emissão: Segunda-feira, dia 24 de Agosto, às 01h05

“Malavita” é uma comédia escrita e realizada pelo francês Luc Besson, que se inspira no romance de Tonino Benacquista. Os Blake, ou melhor, os Manzoni, são uma família de mafiosos que, após decidirem colaborar com as autoridades, ficam ao abrigo do Programa de Proteção de Testemunhas. Apesar do enorme esforço do agente Stansfield (Tommy Lee Jones) para os manter vivos e afastados de sarilhos, parece que eles se esquecem com demasiada frequência que, no mundo normal, as regras são diferentes das que sempre se habituaram a seguir. É então que, numa derradeira tentativa de os inserir na sociedade, são enviados para uma pequena cidade na Normandia, França, onde terão de se adaptar a uma nova vida e cultura. Mas parece que Fred (Robert De Niro), Maggie (Michelle Pfeiffer) e os filhos Belle (Dianna Agron) e Warren (John D’Leo) teimam em recorrer a velhas estratégias de sobrevivência que chocam a todo o momento com a pacatez da sua nova cidade. Tudo se agrava quando os ex-companheiros de crime os encontram e decidem fazer justiça pelas próprias mãos.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments