A estilista angolana Petra Dias da Conceição, foi recebida em audiência, pelo embaixador do Kenya em Angola Joshphat Maikara. Um encontro considerado como, de cortesia, em que a profissional aproveitou para falar do seu trabalho.
Petra Dias manifestou o seu desejo em levar a marca “Petra Diaz” além fronteiras, essencialmente para os mercados africanos, começando por um intercâmbio pelo mercado queniano que, por sinal, é bastante expressivo no ramo da indústria da moda.
Em resposta, o diplomata deixou claro que faz parte do seu trabalho, estabelecer a ponte entre os dois povos e, principalmente o foco na juventude que são os grandes “change makers”. Rebatou igualmente que, as relações entre os dois países são muito boas e que ambos têm muito aprender um com o outro. Há muitas oportunidades por serem exploradas.
A indústria da moda no Quênia já percorreu um longo caminho. Hoje, a indústria da moda conta com contribuições de designers de primeira linha, de designs contemporâneos africanos, prontos para usar linhas de alta costura. Dos principais eventos de moda destacam-se: Kenya Worldwide Fashion Week, Kenya Fahion week, considerado um dos maiores desfiles de moda em África, acolhe estilistas nacionais e internacionais, acontece duas (2) vezes por ano em Fevereiro e Março. Safari Fashion Week, evento anual, organizado pela Associação de designers de moda do Quênia, coordenado pela estilista Sally, dona da marca Mcensal Fashion House (no mercado desde 1992). Festival de Moda e Artes Africanas (FAFA), que é voltado para a construção da paz através da moda, e que traz o slogan “Moda pela Paz”. Kenya Fashion Awards.
No final da audiência, @Petra Dias transmitiu ao Embaixador e ao povo Queniano, os profundos sentimentos de pesar pela morte do Ex. Presidente Queniano, Mwai Kibaki.