Os estudantes do Complexo Escolar das Artes (Cearte) em Luanda realizaram protestos, na manhã desta terça-feira (16), contra situações como falta de água, energia eléctrica e de inoperância dos autocarros, que sujeitam os alunos a assaltos.
No vídeo, os estudantes mostram-se insatisfeitos com o a situação e clamam por resolução do ocorrido que já dura um mês: “Nós queremos energia e água, estamos cansados”. Declararam.
Ao PLATINALINE, os alunos disseram que não pretendem parar a manifestação caso o assunto não seja resolvido, pelo que, estão a expostos a roubos e violações dos marginais naquela circunscrição.
Como afirma o estudante Pedro Caveki: “Temos relato de assalto também vimos violações nos arredores da instituiçao mas a direção não resolve e estamos a mostrar o nosso descontentamento”.
Os alunos relatam, ainda, que têm feito as necesidades biológicas na mata e por este motivo não pretendem assistir às aulas até que a situação seja resolvida.
Após a manifestação, o Director Pedagógico, Gaspar Agostinho Neto, admitu tratar-se de uma manifestação justa.
“Nós estamos com eles a nossa escola sem água, sem energia vai ser difícil sobreviver daquilo que são os conteúdos de formação dos alunos. Já estamos a resolver a situaçao, tínhamos dívidas, algumas já foram amortizadas, agora temos uma dívida mais reduzida de cerca de dois milhões de Kwanzas”, disse.
Por: Mariana Raimundo