- Publicidade -

More

    Ex atleta guineense hoje parte pedras para sobreviver

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Domingas Togna, que no passado representou o seu país Guiné-Bissau, com um palmarés de invejar, hoje vive do trabalho doméstico e extracção de pedra.

    Nos seus tempos, enquanto atleta, Domingas não dava hipóteses a outras mulheres quando o assunto era vencer troféus, mas infelizmente saiu derrotada com a morte do marido, em 2015. Depois da perda, a antiga campeã guineense teve de largar as corridas de pista para se dedicar a outras fontes de rendimento para garantir o sustento dos três filhos, e agora divide-se entre o trabalho de empregada doméstica e a extração de pedras em várias pedreiras nos arredores de Bissau. Domingas e outras mulheres dividem pedregulhos em pedras, transformando-as em cascalho para vender aos construtores, do nascer ao pôr-do-sol.

    Em meio a tanta dificuldade, Togna partilhou o desejo de voltar ao activo. “Quero transformar-me numa treinadora do atletismo, porque é algo que transporto dentro de mim. Gostaria de transmitir os conhecimentos que adquiri, para os jovens. Não gostaria de ficar e morrer com os meus conhecimentos só para mim. Gostaria que um dia se falasse de novos talentos como sendo pessoas preparadas por Domingas Mbana Togna. É o meu maior sonho”, declarou a antiga atleta.

    Por: Sérgio Flávio (estagiário)

    Osvaldo
    Osvaldo
    Editor da Platina Line
    Share this
    Tags

    A Bombar

    Casal presidencial passeia pelas dunas do Parque Nacional do Iona

         O Presidente da República andou de moto nas dunas do Parque Nacional do Iona. Um momento de descontracção com o qual lançou um...

    TAAG põe fim a acordo com Hi-Fly e volta a assegurar na totalidade voos Luanda-Lisboa

    No seguimento do plano de manutenção e recuperação da frota e, no sentido de responder melhor às necessidades do mercado e a estratégia de...

    Hildebrando de Melo na 15º Bienal de Havana em Cuba

    A 15ª Bienal de Havana, que ocorrerá de 15 de novembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025, contará com a presença do...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto