- Publicidade -

More

    Fábricas de bebidas alcoólicas em funcionamento ilegal e com rótulos duvidosos serão encerradas

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) anunciou, nesta Quarta-feira, 15, que vai proceder ao encerramento de todas as fábricas de bebidas que estiverem a trabalhar fora dos marcos legais e, consequentemente, instruirá processos Administrativos e judiciais junto do DIIP e da PGR, para pôr fim a este mal visível aos olhos de todos.

    Numa nota tornada pública, a ANIESA diz que a medida surge após um trabalho de inspecção e fiscalização no circuito comercial, com registo à proliferação de fábricas de bebidas alcoólicas, onde são produzidas em condições precárias de higiene e má conservação, o que constitui um problema de Saúde Pública, dado os efeitos nocivos, originado pelo consumo desenfreado dos Consumidores em geral.

    Por outro lado, a ANIESA manifesta a preocupação pelo índice elevado de marcas que têm surgido no nosso mercado, e que igualmente permitem uma escolha alargada do consumidor final.

    “Pela fácil transportação, e um preço ínfimo a todos os bolsos é considerada como Droga lícita e Psicopática, incitando assim a violência extrema entre os jovens e não só, bem como têm elevado um número maior de mortalidade”, lê-se na nota.

    No trabalho realizado foi possível apurar que estas bebidas são produzidas com matéria-prima expiradas, isto em grandes quantidades, e armazenadas em locais inapropriados, o que constitui um grave atentado à Saúde Pública dos Angolanos.

    Ademais, as Autoridades advertem que não haverá pedagogia, e desaconselha a todos os Operadores económicos que insistirem em praticar actos que colocam em causa a Saúde Pública e subvertem a Economia Angolana, pois a ANIESA não terá contemplações e tampouco será benevolente com os prevaricadores, pois entendem que comportamentos do género não toleram.

    “Se a bebida alcoólica no seu consumo normal, independentemente das quantidades ingeridas, já altera completamente o estado psicoemocional e comportamental do Consumidor, tornando-o agressivo e muita das vezes portador de várias doenças como a Cirrose Hepática e mais de 10 tipos distintos de Câncer, imaginemos o consumo excessivo da bebida alcoólica com Matéria-prima expirada? Com o rótulo em língua estrangeira que não nos permite aferir os elementos que decompõem o mesmo produto? Informações ambíguas sobre os níveis exactos de Etanol ou lúpulo? E mais! Não apresentam o certificado de qualidade que atesta a conformidade do mesmo produto? Obviamente que estamos diante de homicidas voluntários à saúde do Consumidor”, concluiu o documento.

    Por: Augusto Hossi

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Local onde desabou o prédio 41 na Comandante Valódia  já está vedado

    O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) vedou o local onde se situava o edifício 41, na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, que...

    Corpo de bombeiros nega ruptura da tubagem nas redes de distribuição de água como causa do desabamento do edifício na Av. Comandante Valódia

    Por: Hélio Cristóvão O porta-voz nacional do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Félix Domingos, desmentiu hoje, durante uma conferência de imprensa, as causas apresentadas...

    Gerilson Insrael aconselha activistas a respeitarem a liberdade de expressão dos músicos

    "Eu sou apenas músico. Músico faz música." Após ser mencionado em uma publicação por um usuário da rede social Facebook, neste Sábado (25), a pedir...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto