- Publicidade -

More

    Festival da Canção dedicado a Tonito

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O director artístico da 14ª edição do Festival da Canção de Luanda, que se realiza amanhã, no Cine Atlântico, em Luanda, Paulo Costa, disse ao Jornal de Angola que a presente edição apresenta várias inovações.

     

     


    A principal novidade prende-se com a decisão de todos os concorrentes interpretarem canções escritas pelo compositor Tonito. Há outras inovações, que vão permitir oferecer ao público um espectáculo mais rico do ponto de vista da cenografia, iluminação, bem como da componente artística.

     

     


    Paulo Costa considerou mais relevante a homenagem que a emissora Luanda Antena Comercial (LAC), que organiza o festival, vai fazer ao conceituado compositor e cantor Tonito, “um dos melhores da sua geração”, frisou.

     

     


    Seleccionados através de um casting, os concorrentes Albertina Augusto interpreta “Monami Xiku”, Pedro, Manuel e Magnum cantam “Monangabé”, Luzia Sampaio canta “Nzala”, Valdemar Cabadi interpreta “Marimbondo” e Teresa Fedão “Mundengue uami”.

     

     


    Concorrem também Garibaldino Sinedima, com “Menino Triste”, Linford Gaspar, “Caminho do mato”, Mundiako Samba, “Palamé”, Marilda Samba, “Malalanza” e Euclides e Viegas interpretam “Kie kie kie kiukitukila”.
    Com direcção musical de Mário Garnacho, os candidatos vão ser acompanhados por Gato (Percussão), Tony Sá (guitarra), Joel (bateria), Vando Moreira (baixo) e Mário Garnacho (piano). O director artístico considerou as canções em concurso como históricas, que marcaram uma época em que o autor estava no auge, “sendo um dos artistas mais contestatários da repressão colonial”, frisou, tendo dito que a selecção das mesmas foi feita por uma comissão que integrou o próprio autor. 
    Sobre as motivações que levaram a LAC a pôr a concurso canções de um único compositor, Paulo Costa disse tratar-se de uma inovação, evitando que se reproduza anualmente coisas estáticas.


    “Tudo começa pelo palco, com estrutura mais leve. A disposição dos músicos, a cenografia e as luzes vão ter uma nova face, como resultado de soluções que permitam oferecer maiores opções ao público e aos ouvintes da LAC”, disse.
    Pelo facto de todos os candidatos interpretarem canções de Tonito, segundo Paulo Costa, a avaliação para o Grande Prémio da Canção vai depender da expressão em palco, voz, indumentária e interpretação, pondo de parte a componente “letra”, que nas edições anteriores era tida como indispensável para a eleição do vencedor do festival.
    Além do Grande Prémio da Canção, são eleitos o LAC Unitel, votação feita pelos ouvintes, e o prémio de Melhor Voz. Ao contrário das edições passadas, desta vez os candidatos vão ser chamados por “voz off”, seguida da imagem em tela com dados biográficos. 
    Paulo Costa salientou que os concorrentes vêm do concurso Estrelas ao Palco, também organizado pela LAC em parceria com a Televisão Pública de Angola e não têm experiência de actuar com bandas. Trata-se da primeira vez e estão conscientes de estarem a trabalhar num projecto muito sério ligado à história do país e da música angolana, em particular.

    O espectáculo

    O espectáculo começa às 21 horas, com o hino do festival, seguido da actuação de Kweno Ayonda, o vencedor da edição passada.
    Antes do despique musical, que vem logo a seguir, os apresentadores vão falar da votação do prémio LAC/Unitel.
    Aos que vão enfrentar o palco vão ser-lhes dados três minutos para demonstrarem toda a vocação musical. Entre os atractivos mais esperados do espectáculo, constam a subida de Tonito ao palco para a sua distinção e o momento da rapsódia com o tema “Casamento Só Pra Quê”, representação da Companhia de Teatro Horizonte NJinga Mbandi, com canções e danças à mistura. 
    A divulgação do vencedor desta 14ª edição, antecipa a subida de Paulo Flores, como convidado especial, para fechar a noite, também considerado um dos momentos mais esperados do festival.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto