- Publicidade -

More

    Filme angolano abre Festival de Cinema de Luanda

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Os Deuses da Água”, filme que conta a origem do homem a partir de uma investigação feita em Angola, abre a VII edição do Festival Internacional de Cinema de Luanda (FIC Luanda), que decorre de 14 a 20 de Novembro, no Cine Atlântico.

    A confirmação foi dada pela ministra da Cultura na sexta-feira, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, durante a apresentação da longa-metragem produzida pelo Instituto Angolano do Cinema Audiovisual e Multimédia (IACAM) e realizada pelo argentino Pablo César. Rosa Cruz e Silva realçou que a realização do festival teve a colaboração fundamental de empresários, através de patrocínios ou troca de serviços.

    Ao referir-se ao filme que abre o FIC e que resulta de um acordo cultural firmado em 2012, quando a Presidente Cristina Kirchner visitou Angola, a ministra disse ser uma vitória para ambos os países e um momento para a exaltação dos laços culturais entre os dos povos.

    O filme, que gira em torno de seres anfíbios de outro universo que criam os homens, mostra elementos da cultura africana, e de Angola em particular, na Argentina.

    “Expresso o meu reconhecimento pelo brio profissional e a entrega face às dificuldades que encontraram o realizador e a sua equipa. Muitos países firmam acordos culturais mas não os executam. Os nossos laços são estreitos e profundos. É um trabalho de investigação e de contacto com as autoridades tradicionais e com a história”, disse.
    De acordo com o embaixador da Argentina em Angola, Júlio Ramon Lascano, a história de África deve ser conhecida pelo mundo, uma vez que outras culturas se revêem nela. “São oportunidades para outros povos descobrirem também a sua origem”, justificou.

    O realizador, Pablo César, que escreveu o argumento do filme com Liliana Nadal, disse que as imagens foram rodadas em Malanje, Cuanza Norte e Lunda Sul. O cineasta é também professor na Universidade de Cinema de Buenos Aires e co-produtor de cinco filmes africanos.
    Pablo César participou como júri em festivais internacionais de cinema em França, Canadá, Bélgica, Índia e Burquina Faso. O filme tem no seu elenco os angolanos Onésio de Carvalho Salvador e Joana da Costa, estudantes em Buenos Aires, assim como o realizador angolano Mawete Paciência e outros actores argentinos e franceses.

    O FIC Luanda é uma iniciativa de periodicidade anual, que ocorre no âmbito do Novembro Cultural e visa promover o cinema nacional .

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto