- Publicidade -

Visit arnan.me
More

    Francia Márquez é a 1ª mulher negra a ocupar a vice-presidência da Colômbia

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Por: Hélio Cristóvão

    A Colômbia terá pela primeira vez uma mulher é uma pessoa negra na Vice-presidência da República. A advogada e activista em defesa dos direitos humanos e do meio ambiente, Francia Márquez, tornou-se a primeira mulher negra a ocupar o cargo de vice-presidente da Colômbia ao ser eleita ao lado do ex-combatente, Gustavo Pedro, neste domingo 19.   

    A nova Vice-presidente de 40 anos de idade, nasceu no distrito de La Toma, no oeste da Colômbia e liderou um movimento popular contra a exploração mineral na região, luta que rendeu a ela o prêmio Goldman (considerado o “Nobel do Meio Ambiente”) em 2018.

    Em 2021, após passar mais de 10 anos a trabalhar em movimentos sociais, chegou a lançar a pré-candidatura à presidência da Colômbia, mas com o avanço da campanha, passou a integrar a chapa de Gustavo Petro, candidato da esquerda.

    Formada em direito pela Universidade Santiago de Cali, Francia é mãe solteira de dois filhos e tem uma história ligada ao activismo social. Quando mais jovem trabalhou como garimpeira de ouro e como empregada doméstica para pagar os estudos.

    No palanque prometeu, se eleita, ajudar na criação e manutenção de direitos para mulheres, negros, indígenas, camponeses e para a população LGBTQIA+.

    “Para mim, ocupar um cargo no Estado não é o fim da trajetória. O fim para mim é dignificar a vida, é cuidar da vida, é viver em um lugar mais justo e digno para todos. O fim é diminuir a mortalidade negra. Chegar à presidência da Colômbia é um meio, ocupar o Estado é um meio para seguir movendo essa luta que queremos como povo e como humanidade”, afirmou.

    Antes de apresentar a pré-candidatura à presidência da república em 2021, liderou o comitê nacional de paz, reconciliação e convivência do Conselho Nacional de Paz.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Supermercado O Patriota Realiza Primeira Edição do Projeto Social ‘Sopa Solidária Patriótica’ e Distribui 100 Cestas Básicas”

    O supermercado "O Patriota", anteriormente conhecido como Supermercado BIG ONE Patriota, demonstrou um exemplo inspirador de solidariedade ao realizar a primeira edição do projeto...

    Casal presidencial passeia pelas dunas do Parque Nacional do Iona

         O Presidente da República andou de moto nas dunas do Parque Nacional do Iona. Um momento de descontracção com o qual lançou um...

    TAAG põe fim a acordo com Hi-Fly e volta a assegurar na totalidade voos Luanda-Lisboa

    No seguimento do plano de manutenção e recuperação da frota e, no sentido de responder melhor às necessidades do mercado e a estratégia de...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto