Global Shapers facilitam o acesso à água potável para famílias em Luanda

0
174

A crise global de água potável é uma crise social, cujo impacto alcança cerca de 2,1 bilhões de pessoas que vivem sem acesso à água apropriada para o consumo, contexto onde Angola ocupa o 3º lugar entre os 10 países no mundo com a maior percentagem de carência ao acesso à água potável.

“A água limpa não é uma despesa de fundos; a água limpa é um investimento no futuro do nosso país.” – Global Shapers Luanda

Sob este lema, os jovens da comunidade internacional Global Shapers do Hub (pólo) de Luanda, visitaram recentemente o bairro Imbondeiro, na província de Luanda para implementar o projecto “Filtros que Salvam Vidas”, onde forneceram a 8 famílias filtros de água para melhorar o processo de purificação de água, substituindo assim a necessidade de ferver ou introduzir químicos. O coordenador da comunidade, José Miguel, identificou a água limpa como um recurso catalisador para a mudança e o primeiro passo para elevar as comunidades de um ciclo de doença e pobreza para um de saúde e esperança.

O projecto Filtros que Salvam Vidas, tem como objectivo garantir o acesso à água limpa de forma econômica, acessível, segura e ecológica. Os filtros Aqus têm a capacidade de filtrar 1.440 litros por dia, eliminando 99,999% de contaminantes biológicos evitando enfermedades como a febre tifoide, cólera e disentería. Um filtro tem 3 anos de vida útil, é de simples manutenção e funciona sem eletricidade e químicos.

“Com a vontade e compromisso coletiva teremos a capacidade de fornecer água limpa para todos os Angolanos. Este é o nosso objectivo, e demos os primeiros passos para começar a cumpri-lo agora.” Suzana Amões, Curadora dos Global Shapers Luanda

De acordo com a comunidade Global Shapers Luanda, a condução do projecto irá, em uma segunda fase, identificar oportunidades para atrair parceiros públicos e privados para comercializar o filtro, criar empregos e escalar o impacto em Angola e outros países Africanos onde existem outros Hubs (pólos) da comunidade.

A organização internacional Global Shapers Community é uma iniciativa do Fórum Económico Mundial (FEM) composta por mais de 7.000 jovens abaixo dos 30 anos com reconhecimento de mérito profissional, que se destacam nas mais diversas áreas de actividade e que desejam promover um impacto positivo nas suas comunidades e nos seus domínios sociais e económicos.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments