- Publicidade -

More

    Grupo Yaka assinala 30 anos de existência

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

     

    Para assinalar os 30 anos de existência, o grupo de dança Yaka realiza actividades desportivas, culturais, recreativas e sociais, em todo país.

    Segundo uma nota da agremiação a que a Agencia de Noticias de Angola teve acesso teve acesso, o grupo vai organizar uma partida de futebol salão, visita ao Memorial Agostinho Neto, palestras sobre a dança no país, entre outros assuntos.

    O grupo de dança Yaka foi fundado aos 16 de Julho de 1985, com o nome de “Pré Fabricados”, sob a égide da empresa Pré-fabricados UEE.

    Já no período 1993/1994 é patrocinada pela Empresa Cervejeira de Angola CUCA, passando a designar-se Yaka, como reconhecimento dos povos Bayakas.

    A adopção do nome Yaka para o grupo de dança deve-se, essencialmente, ao facto de Yaka ser o símbolo de inteligência e sabedoria dos povos Bayakas.

    Conquistou o prémio de grupo revelação em 1998, melhor grupo de dança popular recreativa nos anos 1989 e 1990, tendo participações em várias digressões em Cuba, Zimbabwe, Namíbia, Guiné-Bissau, Holanda, Congo Democrático, Portugal na Expo 98, Venezuela no festival da juventude, na Zâmbia, no Egipto, Alemanha no Mundial d Futebol, etc.

    Actualmente o grupo é composto por 25 elementos entre bailarinos e responsáveis.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Henrique Sungo e Filipe Anjos apresentam o seu novo projeto documental intitulado “Aspiracionalismo”.

    Depois de estrear na cidade de Londres, agora é a vez da cidade da Kianda receber a Santano Produções, uma produtora audiovisual do angolano...

    Fábio Hustle admite que namoraria com Malune e revela em Live que teve 14 ex-namoradas

    Por: Helder Lourenço Na noite desta quinta-feira (18), durante uma animada Live no TikTok com a participação de 3-Fine, Elisandra Elly e outros influenciadores, o...

    Conheça Legoo, única plataforma nacional de venda de ingressos que transfere dinheiro dos promotores em 24 horas

    Criar um evento e ver o seu rendimento nunca foi tão fácil, e por esta razão, a “Legoo”, plataforma angolana lançada hoje (18) no...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto