Por: Helder Lourenço
O guitarrista angolano Texas revelou, em entrevista ao programa “Dia Alegre” da Platina FM (96.8), que cobra apenas 50 mil kwanzas por colaborações musicais, independentemente do nível do artista.
Autor de vários sucessos como “Choro do Semba” e “Homenagem ao Semba”, Texas respondeu, sem rodeios, ao apresentador Hélder Lourenço, mencionando que há ocasiões em que chega a trabalhar gratuitamente.
“São 50 mil kwanzas para colocar guitarra na música de um artista. Há momentos em que varia, nem toda a gente tem condições, e às vezes temos de ajudar também”, disse.
Texas acrescentou que existe uma tabela de preços e que o pagamento costuma rondar os 50 mil kwanzas.
“Claro que existe uma tabela, mas é nesta ordem”, concluiu.
Ao longo do seu percurso artístico, Texas acompanhou dezenas de artistas nacionais em espectáculos e gravações. Entre os nomes que já colaboraram com ele destacam-se Yola Semedo, Matias Damásio, Yuri da Cunha, Puto Português, Gerilson, Nikila de Sousa, Eddy Tussa, entre outros.
Além de guitarrista, Texas desenvolve também uma faceta profissional como produtor e arranjista, refletida em trabalhos como “Piô-Piô” de Kláudio Hoshai, “Minga” de Gelson Castro e “Desabafo” de Metódio, entre muitos outros.