- Publicidade -

More

    Habitantes de municípios de Lunda Norte recebem novas infraestruturas de energia e águas

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Previstas pelo Plano de Acção do Sector de Energia e Águas 2018 – 2022, estão concluídas várias infraestruturas que visam garantir a disponibilidade em termos de qualidade e quantidade para os diversos usos, permitindo o acesso destes precisos produtos (energia e água) ás populações.

    Numa jornada de trabalho, bastante intensa, o *Ministro da Energia e Águas, Eng. João Baptista Borges* , ladeado, pelos *Governador da Província, Ernesto Muangala,* *Secretário de Estado para *Águas*, *Lucrécio Costa*, PCA’s de empresas públicas do sector e de quadros do Ministério da Energia e Águas, hoje, 1 de Fevereiro de 2021, começou por inaugurar o *Sistema de Abastecimento de Água do Lucapa*. Esta obra estima abastecer uma população de *82.100 habitantes*, contando com *795 ligações domiciliares*, *5.705 ligações* por torneiras de quintal e ainda 61 chafarizes de 4 bicas.

    Dando sequência ao programa, os governantes e sua comitiva, visitaram a *Central Térmica do Lucapa*. Ainda nesta localidade,houve a oportunidade de se visitar o centro de distribuição de água número 2.

    De volta ao Dundo, foi constatado o grau de execução e implementação da Central Térmica do Dundo, tendo-se de seguida, inaugurado o centro de distribuição de água do bairro Camatundo, no município do Chitato, centro este que irá distribuir água potável para os bairros Chitato sede, Camatundo e 4 de Abril. A equipa ministerial visitou igualmente o reservatório de água do bairro 4 de Abril e um chafariz no bairro Chitato.

    Para concluir a jornada neste dia, foi visitada a Central Hidroeléctrica de Luachimo. Esta importante empreitada, prevê reabilitar os equipamentos hidromecânicos e a estrutura da barragem, executar um novo circuito hidráulico dimensionado para 240 m3/s, constituído por tomada de água, canal de adução, câmara de carga e canal de restituição, a realização de uma nova subestação de 60 KV, passando, com o aumento da sua capacidade, de 8 MW para 34 MW de potência. Prevê ainda beneficiar com energia eléctrica cerca de 10.600 famílias.

    Por fim, importa referir que no dia 2, dar-se-á sequência às visitas nesta província, onde, como destaque, irá se proceder às inaugurações dos *sistemas de abastecimento de água de Xá-Muteba, Lubalo e Cuilo.

    O GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA, Dundo, 1 de Fevereiro de 2021

     

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto