- Publicidade -

Visit arnan.me
More

    Hoje é o Dia da Juventude angolana

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Assinala-se hoje domingo, 14 de Abril, o Dia da Juventude Angolana, em memória ao herói de guerra, José Mendes de Carvalho, mais conhecido por Hoji-ya-Henda.

    O Comandante das ex-Forças Armadas Populares de Libertação de Angola, FAPLA, foi morto em combate a 14 de Abril de 1968, no Moxico, durante um assalto ao quartel de Karipande, do exército colonial português.

    Dada a sua combatividade e integridade moral, ficou conhecido como o símbolo patriótico da juventude angolana e, em 2010, a Assembleia Nacional institui o dia da sua morte como Data de Celebração Nacional.

    Por ocasião da data, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, fez publicar, em 2011, uma Declaração em saudação ao dia, que celebra o entusiasmo, a dedicação e a coragem com que os jovens do país souberam erguer-se contra o poder colonial e conquistar a Independência Nacional”.

    Salientou que “foi sempre graças ao espírito de sacrifício e de audácia da sua juventude que o Povo angolano soube resistir e vencer todas as vicissitudes e obstáculos, lançando as bases para a construção de uma Pátria livre, democrática e empenhada no progresso social e no desenvolvimento”.

    “Com a sua irreverência e vontade de se afirmar os jovens estão também sempre na linha da frente da luta pela inovação e pela modernidade e, hoje, com o crescente acesso às tecnologias da informação, facilmente comunicam entre si os seus anseios e aspirações”, lê-se ainda na declaração.

    O estadista salienta que esta facilidade deve, no entanto, ser aproveitada para uma maior compreensão dos problemas e das necessidades reais do país, de modo a não serem alvo de influências negativas ou de intrigas que visam desestabilizar e destruir as conquistas que foram também fruto do sacrifício da juventude.

    “A energia e dinamismo da nossa juventude deverão ser canalizados para acções construtivas e que dêem continuidade aos esforços daqueles que os antecederam, no sentido de criar melhores condições de vida para as nossas populações mais desfavorecidas”, realça a declaração.

    Incentiva, por outro lado, que através da formação constante, do trabalho digno e do apego ao povo, a juventude continue “a trilhar os caminhos abertos pelos sacrifícios daqueles que os precederam e que tudo fizeram para que os jovens de hoje pudessem estudar e conviver em paz, desfrutar do bem-estar e perspectivar o seu futuro com maior confiança”.

    “É certo que estes objectivos ainda não foram plenamente atingidos, mas se todos, jovens, adultos e mais velhos, nos unirmos num esforço comum e solidário, em poucos anos poderemos legar às gerações vindouras um país digno do seu e do nosso orgulho”, explica.

    O Chefe de Estado termina saudando, nesta data, a juventude de toda Angola e apela para que se empenhe de forma cada vez mais decidida na criação de uma Angola mais próspera e desenvolvida, onde todos possam aspirar a um lugar a medida dos seus desejos e potencialidades.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    José Paciência fala sobre preconceitos no seio Artísticos “Nós temos lutado com pessoas erradas”

    Em um mundo onde a arte é muitas vezes definida por fronteiras rígidas e expectativas preestabelecidas, José Paciência com uma carreira marcada por obstáculos...

    INADEC realiza 1ª edição do fórum de empreendedorismo digital e conscientização empresarial

    O INADEC realizou, nesta Sexta-feira(12), no Ministério do Comércio, a primeira edição do fórum de empreendedorismo digital e conscientização empresarial. O evento teve como objectivo...

    Comité Mister Angola comemora 25 anos de existência com jantar intimista

    O comité Mister Angola celebrou os seus 25 anos de existência, neste Domingo(14), com um jantar intimista que reuniu todos os misteres e patrocinadores...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto