- Publicidade -

More

    Imagem da Mamã Muxima na Argentina é símbolo da fé secular dos angolanos

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    – A imagem da Nossa Senhora da Conceição da Muxima, depositada na Argentina, é símbolo da fé secular do povo angolano, disse (domingo), em Lujá (67 quilómetros de Buenos Aires), o bispo de Viana, dom Joaquim Ferreira Lopes, durante a cerimónia religiosa consagrada à entronização da Mamã Muxima no Santuário Internacional de Luján.

    Na sua breve homilia, dom Ferreira Lopes ressaltou que a presença da imagem da ” Mamã Muxima ” no Santuário Lujan, na Argentina, simboliza o testemunho da fé dos angolanos que sempre caracterizou o seu amor.

    muxima

    Disse ainda que a imagem da “ Mamã Muxima “ no Santuário de Lujan representa o contributo do enriquecimento da cultura do povo argentino e também revela a grandiosidade da fé do povo angolano..

    Na ocasião, dom Ferreira Lopes explicou o significado e valor da fé do nome “Muxima”, termo de língua nacional angolana kimbundo, que em português significa coração..

    “Muxima ou coração, no sentido mais lato, reflecte e manifesta o grande amor e solidariedade de Nossa Senhora da Conceição de Muxima aos crentes e povos de Angola”, sublinhou..

    A deposição da réplica da Mamã Muxima mereceu anuência do Chefe do Executivo angolano, José Eduardo dos Santos, sob iniciativa do embaixador de Angola na República da Argentina, Hermínio Escórcio, que encontrou no ambiente argentino uma diversidade religiosa num santuário internacional, contendo uma galeria com diferentes estatuetas de santos católicos representativos de vários países..

    .

    O santuário está situado a 67 quilómetros de Buenos Aires e faz parte da Basílica de Nossa Senhora de Lujan, considerado pelos católicos a padroeira da Argentina, Uruguai e Paraguai..

    A delegação angolana ao acto é constituída pela ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, pelo arcebispo emérito do Lubango, dom Zacarias Camuenho, os bispos do Uíge, dom Emílio Sumbelelo, do Kuito, dom José Nambi, de Mbaza Congo, dom Vicente Kiazico, de Menongue, dom Mário Lucunde, e de Cabinda, dom Filomeno Vieira Dias..

    Assistiram ainda o acto da entronização da imagem da “ Mamã Muxima “ o secretário de Estado da Relações Exterior, Manuel Augusto, e o acessório da presidência da República para Assuntos Sociais, Simão Helena..

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Primeira loja da marca oficial Cavalinho inaugurada em Luanda

    A marca “Cavalinho” inaugurou, nesta Quinta-feira (11), em Luanda, no Distrito Urbano do Benfica, a sua primeira loja de acessórios de moda e artigos...

    Presidente João Lourenço e Ana Dias irradiam simpatia na 10ª edição dos Prémios SIRIUS

    O Presidente João Lourenço e a Primeira Dama, Ana Dias, foram os destaques da noite durante a gala da 10ª edição dos Prémios SIRIUS....

    Reverendo angolano Paulo de Carvalho recebe certificado de Mérito pela Universidade de Oxford

    Por: Sara Rodrigues Mais um angolano a elevar o nome de Angola e a ganhar destaque lá fora. Trata-se de Paulo de Carvalho da Conceição,...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto