O Banco Nacional de Angola efectuou, nesta segunda-feira, 27 Março, a abertura da Semana Global do Dinheiro (Global Money Week), que decorre sob o lema “Planifica os teus Gastos. Planta o Teu Futuro”.
O Vice-Governador Manuel Tiago Dias, que presidiu a sessão inaugural, que teve lugar na Baía de Luanda, afirmou que a realização desta actividade sublinha o comprometimento e evidencia o envolvimento do Banco Nacional de Angola como parceiro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OECD), ao lado de 176 países e 63 mil organizações, incluindo instituições financeiras nacionais e multilaterais, universidades, estabelecimentos de ensino públicos e privados.
O lema “Planifica os teus Gastos. Planta o Teu Futuro”, escolhido para a 11.ª Edição da Semana Global do Dinheiro, visa sensibilizar as crianças, adolescentes e jovens, para a importância de se adoptar uma abordagem responsável, informada e virada para o futuro na tomada de decisões financeiras, asseverou o Vice-Governador Manuel Tiago Dias.
Na ocasião, Manuel Tiago Dias, disse ainda que faz parte da missão dos Organismos de Supervisão do Sistema Financeiro, desenvolver um conjunto de medidas para a promoção da inclusão financeira, das quais podem ser destacadas a publicação de um conjunto de normativos que regulam o sistema financeiro e que têm como objectivo melhorar e clarificar as políticas de acesso ao sistema financeiro, promover a inovação, bem como garantir a protecção do consumidor de produtos e serviços financeiros.
Durante uma semana, serão realizadas feiras, visitas guiadas, palestras sobre inclusão financeira, poupança, investimento, impostos, seguros e mercado de capitais, quer em Luanda, como nas Delegações Regionais do Banco Nacional de Angola em Cabinda, Malanje, Huambo, Huíla, Benguela, Moxico e Cuando-Cubango.
Estiveram presentes no acto de abertura da 11.ª Edição da Semana Global do Dinheiro, membros do Conselho de Administração e do Corpo Directivo do BNA, o Presidente da ARSEG, representantes da Comissão do Mercado de Capitais, do INAPEM, do INADEC, de instituições financeiras e académicos.