- Publicidade -

More

    Intel mostra o mundo da computação muito além do PC

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Plataformas inteligentes capazes de transferir em tempo real conteúdo entre vários dispositivos de acesso à internet são parte da visão da Intel para o futuro da computação pessoal. A empresa detalhou como enxerga o mundo cada vez mais conectado e muito além do PC, com ecnologias que geram novos equipamentos inteligentes e o acesso à internet ampliando funcionalidades em ‘velhos conhecidos’ como carros e TVs. É o mundo do “Compute Continuum” – ou Computação Continuada, em que o conteúdo digital vai passar de um equipamento a outro de um jeito simples, seguro e com qualidade.

    “O usuário quer portabilidade e uma experiência ideal e consistente, quer seu conteúdo com o seu jeito onde ele estiver”, explicou Reinaldo Affonso, diretor de desenvolvimento tecnológico da Intel na América Latina durante o Intel Editor’s Day, realizado em Campos do Jordão neste fim de semana.

    Como garantir essa “experiência ideal” para o usuário? Estudos da companhia apontam que, dentro de cinco anos, mais de 15 bilhões de aparelhos – notebooks, netbooks, desktops, smartphones, tablets e outros – usados cotidianamente vão gerar um tráfego de mais de 1 bilhão de gigabytes. Isso traz desafios a serem enfrentados desde já.

    Para começar, a conectividade: é preciso melhorar a infraestrutura e garantir banda larga para todos. Além disso, os dispositivos de acesso, sejam quais forem, devem ser eficientes, seguros, com baixo consumo de energia e capazes de compartilhar conteúdo entre si de forma intuitiva. “Transparência é a palavra-chave”, disse Affonso.

    Embasando essa visão da computação continuada estão tecnologias nas quais a companhia investe. Uma delas é o processador Atom, “criado para inovação”, e que já equipa um grande número de dispositivos conectados e outros eletrônicos que facilmente podem entrar para este grupo, além daqueles que não são normalmente associados ao PC, como quiosques de compra e equipamentos de sinalização. “O Atom pode estar em todos os equipamentos, chegando a todos os lugares”, afirmou o executivo.

    Outra aposta da Intel é o MeeGo, uma opção de sistema operacional aberto, para vários segmentos, inclusive veículos, com sua versão 1.1 já lançada. E como o sistema roda em múltiplos equipamentos, o usuário pode estar no computador, por exemplo, passar para o smartphone e continuar a usar suas aplicações favoritas, independentemente do fabricante. Essa interoperabilidade é fundamental.

    O terceiro pilar é o que a companhia chama de “nuvem inteligente”, que identifica o usuário e o tipo de equipamento que ele está usando para dar a resposta adequada. A nuvem inteligente ‘sabe’ que o usuário está num netbook ou num desktop, por exemplo, e entrega conteúdo em vídeo, mas se está num celular, apenas o som.

    Os dados do usuário ficam em segurança na nuvem. E são acessados quando, onde e como ele quer, com plataformas inteligentes em todas as etapas do processo, tornando a vida digital mais simples, rápida e segura.

    Smart TV
    A TV do futuro também é inteligente, reunindo numa única tela programação e arquivos do usuário, já que se comunica com a internet e com outros computadores na casa, no que a Intel classifica como “uma nova experiência”, mais do que um novo equipamento eletrônico.

    Além dessa integração, Américo Tomé, diretor de marketing de produto para a América Latina, destacou a interatividade e a variedade de aplicações. Enquanto você vê um filme, poderá comentar sobre ele nas redes sociais; baixar ou acessar aplicativos, por exemplo. À programação normal da TV vai se somar o que há disponível gratuitamente na internet, e o resultado serão bilhões de horas de conteúdo que estarão à disposição do usuário.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Angola Chora a Perda do Ícone do Basquetebol, Ângelo Victoriano

    Hoje, sábado, Luanda acorda envolta em tristeza pela partida do antigo capitão da Selecção Nacional de Basquetebol, Ângelo Victoriano, aos 55 anos, vítima de...

    Kwenda Magic estreia talent show nacional “O Caça-Talentos”

    O canal de televisão da DStv Kwenda Magic estreia no próximo dia 14 de abril, um novo programa na sua grelha, um talent show...

    Unitel junta-se ao Programa de Estágio Profissional do INEFOP

    INEFOP e a UNITEL oficializaram a parceria estratégica por via da assinatura do Memorando de Entendimento para a promoção do desenvolvimento profissional dos jovens...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Visit arnan.me

    Mais como isto