- Publicidade -

More

    Lojas passam a disponibilizar dinheiro como ATM

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O Banco Nacional de Angola (BNA) autorizou os estabelecimentos comerciais com TPA (Terminal de Pagamento Automático) a disponibilizar dinheiro aos clientes que solicitarem, no sentido de aliviar a pressão sobre a Caixa Automáticos (ATM).

    Essa medida, vem expressa nota de imprensa do BNA (directiva n.º 12/2021, 14 de Setembro), que a ANGOP teve acesso esta quinta-feira.

    O documento determina que qualquer comerciante, em posse de um TPA, pode ser um agente de dispensação de numerário, a partir de um contrato celebrado com do seu banco comercial.
    “Para o efeito, devem os estabelecimentos comerciais, interessados, celebrar um contrato com o seu banco comercial de apoio, com o objectivo de activar a funcionalidade de levantamento em TPA”, esclarece a directiva.

    O comunicado indica que o objectivo é garantir que os clientes tenham o direito a realizar operações de levantamento de dinheiro e pagamentos de bens e serviços de forma electrónica.
    É posição do BNA fundamentada no facto de, nos últimos meses, se constatar elevada procura por numerário (notas e moedas metálicas), principalmente, no final de cada mês.
    “ Os ATM figuram como o canal preferencial de levantamento de numerário, que resulta na formação de longas filas por parte dos cidadãos que pretendem ter acesso a numerário”, lê-se na nota.

    Esta medida resulta, refere o documento, de uma concertação entre o BNA e a EMIS (Empresa Interbancária de Serviços) e a Associação Angolana de Bancos (Abanc), que criaram as condições necessárias para que os cidadãos possam a fazer levantamentos de numerário por via de Terminais de Pagamento Automático (TPA).

    “Prover o consumidor bancário com canais cómodos e seguros alternativos aos ATM e agências bancárias”, sublinha o BNA na nota de imprensa.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Henrique Sungo e Filipe Anjos apresentam o seu novo projeto documental intitulado “Aspiracionalismo”.

    Depois de estrear na cidade de Londres, agora é a vez da cidade da Kianda receber a Santano Produções, uma produtora audiovisual do angolano...

    Fábio Hustle admite que namoraria com Malune e revela em Live que teve 14 ex-namoradas

    Por: Helder Lourenço Na noite desta quinta-feira (18), durante uma animada Live no TikTok com a participação de 3-Fine, Elisandra Elly e outros influenciadores, o...

    Conheça Legoo, única plataforma nacional de venda de ingressos que transfere dinheiro dos promotores em 24 horas

    Criar um evento e ver o seu rendimento nunca foi tão fácil, e por esta razão, a “Legoo”, plataforma angolana lançada hoje (18) no...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto