- Publicidade -

More

    Luto: Club K narra os Últimos minutos de Luther Rescova

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Lisboa – Sérgio Luther Rescova Joaquim, entrou para a história como o mais jovem governador da província de Luanda. Mas foi nas novas funções de titular do poder executivo na terra que há 40 anos o viu nascer (Uíge) que o mesmo partiria. O governador partiu quando a sua família se preparava para realizar, neste sábado (10), as missas de 30 dias de um irmão menor “Kavov” Rescova levado pela Covid-19.

    Face ao momento, o Club-K traça a reconstituição possível daquele que foram os últimos dias em que o governador do Uíge, Sérgio Luther Rescova Joaquim esteve a lutar pela vida.

    Cronologia

    – Sérgio Luther Rescova Joaquim sente-se mal. Os médicos locais desconhecem o diagnostico exato do paciente e julgam tratar-se de paludismo.

    Sexta-feira (02) – A Presidência da República é informada que o governador Sérgio Luther Rescova Joaquim está gravemente doente, e que os hospitais no Uíge estão sem condições, e não há oxigênio.

    – Na noite deste mesmo dia, a Presidência da República envia, a cidade do Uíge, uma aeronave da presidencial, integrada por uma equipa do Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA), a fim de evacuar o governador provincial.

    Sábado (03) – A aeronave chega depois das 2h da manha de sábado. A equipa do INEMA toma contacto com o paciente e logo pela manha na presença dos médicos, o governante Luther Rescova faz uma paragem respiratória.

    – Devido as questões climáticas na região norte, a aeronave presidencial de resgate não é (ainda) autorizada a levantar vôo por se registrar fortes nevoeiros naquela localidade de Angola.

    – Depois de haver condições para seguir viagem para Luanda, os médicos optam por dar mais algum tempo, em terra, temendo que a altitude pode dar um mau prognostico durante o voo, face ao precedente da paragem respiratória. A sua tensão arterial estava inferior a 50.

    – O Governador é finalmente evacuado para Luanda antes das 11h da manha e internado nos cuidados intensivos do Centro Médico Girassol do Quilómetro 27, nos arredores de Viana. Luther Rescova é visto a entrar para a clinica andando e com o aparelho de oxigênio.

    – É submetido aos exames TAC e a zaragatoa cujos resultados dão positivo ao Covid-19.

    Domingo (11) – O governador recebe logo pela manha a visita da sua mãe Catarina Rescova, 60 anos. Neste mesmo dia, a sua família, esposa e filhos chegam a Luanda proveniente de Lisboa.

    – Sérgio Luther Rescova Joaquim passa a ser assistido pelo médico pessoal do Presidente da República, o brigadeiro Vasco Júnior Sabino da Silva. Este por sua vez, encarrega-se de analisar o exame TAC do paciente mantendo sempre informado o Presidente, João Lourenço.

    – Ao analisar o exame TAC, o médico presidencial Vasco da Silva nota que Luther Rescova apresenta um quadro clínico de difícil retorno.

    – Na noite de quinta-feira (8) para sexta-feira, o governador voltou a apresentar um quadro clínico preocupante tendo passado “muito mal”. As 18h30 de sexta-feira (8), os pulmões de Sérgio Luther Rescova Joaquim deixarão de resistir face aos danos causados pela Covid-19.

    – Duas horas depois, o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, emitiu uma mensagem a nação comunicando que “Foi com a mais profunda consternação que acabo de tomar conhecimento do falecimento no princípio desta noite de Sérgio Luther Rescova, Governador da Província do Uíge, por doença”.

    “Apresento à família do malogrado os meus mais sentidos pêsames, em meu nome, no da minha família e de todo o Executivo”, lê-se na mensagem de pesar do Estadista.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    TAAG põe fim a acordo com Hi-Fly e volta a assegurar na totalidade voos Luanda-Lisboa

    No seguimento do plano de manutenção e recuperação da frota e, no sentido de responder melhor às necessidades do mercado e a estratégia de...

    Hildebrando de Melo na 15º Bienal de Havana em Cuba

    A 15ª Bienal de Havana, que ocorrerá de 15 de novembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025, contará com a presença do...

    Florêncio Handanga homenageia legado musical do pai com lançamento de “Ya papa”

    Florêncio Handanga, filho do saudoso músico Justino Handanga, irá lançar uma nova música intitulada “Ya papa” no próximo dia 18 de Maio, como uma...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto