- Publicidade -

More

    Luvualu de Carvalho apresenta cartas credenciais como embaixador de Angola na República dos Camarões

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O novo embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola na República dos Camarões, António Luvualu de Carvalho, apresentou nesta terça-feira, em Yaoundé, ao Ministro das Relações Exteriores dos Camarões, Lejeune Mbella Mbella, as Cartas Credenciais figuradas que o acreditam e permitem dar início às funções de embaixador de Angola nos Camarões, com residência em Malabo.

    António Luvualu de Carvalho, substitui nas mesmas funções o Embaixador Toko Diakenga Serão, que desde Janeiro de 2020 desempenhas as funções de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola na República da Argélia.

    A cerimónia ocorreu numa altura em que as autoridades da República dos Camarões, começam a suavizar as medidas adoptadas para travar a propagação do Novo Coronavirus, medidas essas que condicionaram a acreditação de Diplomatas no país, durante o período de maior incidência da pandemia.

    Assistiram à cerimónia vários responsáveis do Ministério das Relações Exteriores dos Camarões, nomeadamente, o Secretário Geral interino, o director da Direcção África, a Directora interina do Gabinete de Comunicações e Relações Institucionais, o Director Geral do Protocolo do Estado e o Consultor do Gabinete do Ministro para os Assuntos da África Austral.

    As Repúblicas de Angola e dos Camarões deram início às relações oficiais em Agosto de 1979, com os primeiros contactos bilaterais a nível de delegações governamentais.

    Em Março de 1987 foi acreditado o primeiro embaixador dos Camarões, em Angola, e em Novembro de 1988, o Embaixador Ndombele Mbala Bernardo, era acreditado como o primeiro embaixador de Angola, nos Camarões.

    Em Março de 1990, por ocasião da visita oficial que o então ministro das Relações Exteriores da República de Angola, Pedro de Castro Van-Dunem “Loy” efectuou aos Camarões, os dois países rubricaram os instrumentos jurídicos que norteiam a cooperação que possuem até aos dias de hoje, nomeadamente: acordo Geral de Cooperação Económica, Comercial, Técnica, Científica e Cultural; Acordo sobre a criação da Comissão Mista Bilateral Angola/ Camarões.

    Constam da agenda do novo embaixador de Angola nos Camarões, vários encontros com autoridades governamentais, organizações culturais e desportivas, e associações empresariais, com o objectivo de auscultar as mesmas e trabalhar para o processo em curso de relançamento da cooperação entre os dois países.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Total Energies Marketing Angola e BOB ECO inauguram primeiro Ponto de Carregamento de Bateria para Motas Eléctricas

    A TotalEnergies Marketing Angola e a BOB ECO inauguraram hoje, no posto de abastecimento TotalEnergies do Miramar, o primeiro ponto de carregamento de bateria...

    TPA e Dimond Films assinam acordo de estratégia para produção de conteúdos de ficção

    A Televisão Pública de Angola e a produtora Diamond Films assinaram na última quinta-feira, um protocolo estratégico para produção de conteúdos de ficção, que...

    Pedro Yaba leva “simbiose” em obras de arte e fotografias ao MIREMPET

    Por: Ernesto Jaime A forma incansável dos trabalhadores mineiros transformarem a pedra bruta em belas esculturas de mármores, o diamante bruto em refinadas jóias, petróleo...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto