Por: Leo Bernardo

O dia 28 de Abril é dedicado a aqueles que trabalham directamente com o bem-estar dos profissionais de qualquer área para o asseguramento da empregabilidade no país.

Para celebrar esta data, várias são as organizações governamentais e não só, que realizam actividades de forma a levar uma reflexão profunda aos profissionais sobre segurança, higiene e saúde no trabalho, como foi o caso da província de Malanje, onde foram organizadas palestras, encontros de esclarecimentos e muitas outras actividades para celebrar o dia.

Leandro Cardoso, chefe dos serviços provinciais da Inspeção Geral do Trabalho em Malanje, falou ao PLATINALINE o significado deste dia para os profissionais. “Além de eticamente necessária, a comemoração do dia 28 de Abril, dia mundial de segurança do trabalho, gera tranquilidade para o trabalhador e evita inúmeros gastos da parte do empregador, pela sua natureza processual e metodológica. Ela também interfere positivamente na produção, pensada como necessidade burocrática, as normas regulamentadoras, por exemplo, podem parecer um custo, no entanto, se for considerada sua capacidade de prevenção de acidentes e de instrução do colaborador, ela é uma economia em médio e longo prazos”, disse.

Para Leandro Cardoso, a data vem também para manter a harmonia no ambiente laboral. “Elas foram elaboradas para manter a harmonia no ambiente de trabalho, evitando perdas humanas, materiais e produtivas, além disso, as regras contidas nas empresas ajudam a optimizar processos e facilitar tarefas de trabalho na matéria”, finalizou.