- Publicidade -

More

    Manifestantes condenados com pena suspensa

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Setenta e um, dos 103 manifestantes julgados na sequência da tentativa de manifestação de 24 de Outubro último, foram condenados neste domingo a um mês de prisão, com penas convertidas em multas, enquanto outros 26 envolvidos foram absolvidos.

    A defesa dos réus, insatisfeita com a decisão, interpôs recurso com efeitos suspensivos (pena suspensa). Nesta conformidade, os condenados foram postos todos em liberdade, aguardando a decisão do Tribunal Supremo em casa.

    O julgamento destes cidadãos, que participaram de uma tentativa de marcha, abortada pelas autoridades policiais, iniciou-se segunda-feira.

    No banco dos réus esteve um grupo composto de 90 homens e 13 mulheres, acusados de “arruaça e desobediência” às autoridades, que haviam inviabilizado o protesto, como forma de evitar contaminações em massa de Covid-19.

    A tentativa de manifestação decorreu em claro atropelo ao novo Decreto Presidencial sobre a Situação de Calamidade Pública, que restringe os ajuntamentos na via pública a cinco pessoas.

    A marcha, frustrada pela Polícia Nacional, contou com centenas de participantes, incentivados por activistas da sociedade civil e por membros da direcção da UNITA.

    Os implicados tentaram protestar contra a não-indicação de uma data para as eleições autárquicas e contra a falta de emprego, assim como exigir melhores condições sociais.

    A tentativa de manifestação ficou marcada por actos de enfrentamento às forças policiais, incluindo o arremesso de pedras e outros objectos, vandalização de bens públicos, barreiras nas estradas e queima de pneus, resultando ainda em seis feridos, agentes da Polícia Nacional, destruição de meios da corporação e de transeuntes.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Figuras públicas mostram-se tristes pela não convocação de Bastos Kissanga nos jogos contra Eswatini e Camarões

    Depois de conhecida a lista final de convocados do técnico Pedro Gonçalves para os próximos jogos de qualificação ao Campeonato do Mundo 2026, a...

    Santo Cézar Revela Renda Mensal de Fotógrafo Profissional: “Um Milhão por Mês”

    Por: Liliana Victor Durante o programa Dia Alegre na Platina FM, o fotógrafo Santo Cézar compartilhou detalhes sobre a realidade da fotografia em Angola, revelando...

    Malunne revela interesse amoroso por um artista da nova geração: “A pessoa sabe, falamos com frequência”

    Por: Sara Rodrigues Ao que tudo indica, a menina cresceu e está de olhos em um músico da nova geração. Sem muitos detalhes adicionais, a mais...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto