- Publicidade -

More

    Marcha de sensibilização da Luta contra o cancro da Mama

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    No dia 19 de Outubro irá realizar-se a marcha de conscientização pela luta contra o Cancro da Mama, terá início as 8h no Largo da Independência e irá terminar no Centro Nacional de Oncologia.

    O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o cancro da mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham acções isoladas referente ao cancro da mama e ou mamografia no mês de Outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do cancro da mama.

    O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover actividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de Outubro como epicentro das acções. Hoje o Outubro rosa é realizado em todo mundo.

    A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

    Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efectivamente a comemorar e fomentar acções voltadas a prevenção do cancro de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas as acções eram e são até hoje direccionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras acções como corridas, desfile de modas com sobreviventes.

    No dia da marcha serão disponibilizadas T-shirts alusivas a campanha, as mesmas terão o valor de 1.200 akz.

    “Toda a mulher consciente está unida na luta contra o Cancro da Mama” 

    Share this
    Tags

    A Bombar

    “Mulher detida em Luanda após acumular dívida milionária em hotel de luxo

    Uma mulher de 36 anos assumiu uma identidade falsa de empresária e se hospedou em um hotel de luxo na região do litoral sul...

    “SIC desmantela rede de falsificação de dólares provenientes da RDC em Angola”

    O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou uma rede de indivíduos angolanos que colaboravam com estrangeiros para introduzir dólares falsificados no país, provenientes da...

    Pinóquio: A Verdadeira História” traz emoção e diversão a 31 de Maio no ZAP Cinemas

    Luanda, 23 de Maio de 2024 – A emocionante estreia de "Pinóquio, a História Verdadeira" no ZAP Cinemas traz uma nova e divertida abordagem...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Visit arnan.me

    Mais como isto