- Publicidade -

More

    Mário Draghi testa positivo para Covid e cancela viagem para Angola e Congo Brazzaville

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, está infetado com Covid-19, pelo que cancelou a deslocação prevista a Angola e República Democrática do Congo para diversificar as importações de gás de Itália e reduzir a dependência energética da Rússia.

     

    Segundo anunciaram os seus serviços, Draghi, de 74 anos, está infetado com SARS-CoV-2, mas está assintomático. Fontes do Governo italiano disseram, entretanto, à agência EFE que no lugar do primeiro-ministro viajam para Angola e República Democrática do Congo os ministros dos Negócios Estrangeiros, Luigi di Maio, e da Transição Ecológica, Roberto Cingolani, que tem a seu cargo a pasta da energia.

     

    Draghi deveria chegar a Luanda na quarta-feira, onde se reuniria com o Presidente, João Lourenço, e no dia seguinte deslocar-se-ia à capital congolesa, Brazzaville, para se reunir também com o chefe de Estado do país, Denis Sassou N’Guesso. A viagem faz parte dos esforços de Governo italiano para diversificar as importações de energia, especialmente após a invasão russa da Ucrânia, explicaram fontes do executivo italiano à agência de notícias espanhola Efe.

     

    A Itália importa quase todo o gás que consome do exterior, cerca de 90%, e aproximadamente 40% vem do território russo. Na última segunda-feira, Draghi viajou para a Argélia, o seu segundo fornecedor de gás, depois da Rússia, e conseguiu assinar um acordo para importar mais daquele país do norte de África.

     

    A Itália, ligada ao exterior por cinco gasodutos, recebe gás da Argélia através do gasoduto Transmed, que parte do campo argelino de Hassi R’Mel, no extremo norte do Saara, atravessa a Tunísia e o mar e termina em Mazarra del Valley, Sicília. Através deste canal transmediterrânico, a Itália recebeu um total de 22.584 milhões de metros cúbicos de gás em 2021 (em 1990 na Itália importava metade, 10.559 milhões de metros cúbicos).

     

    No entanto, o gasoduto argelino tem uma capacidade ainda maior, de até 27 biliões de metros cúbicos, declarou o ministro da Transição Ecológica da Itália, Roberto Cingolani, com responsabilidades energéticas, no Parlamento, a 22 de março.

     

    No âmbito desta estratégia de diversificação de abastecimento, o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Luigi Di Maio, passou nos últimos meses por outros países como o Azerbaijão, de onde Itália recebeu em 2021 7.214 milhões de metros cúbicos de gás, através de um tubo que atravessa o mar Adriático, ou o Catar, de onde importou 6.877 milhões.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Dom Caetano aborda dissabores com Carina Santos: “Se a cópia não convence, a música se esquece”

    Dom Caetano, com sua sólida argumentação, detalhou os dissabores que enfrentou com a artista Carina Santos devido à reprodução da música intitulada “Sou angolano”,...

    Banco BCS lança o seu primeiro fundo de investimento

    O Banco BCS, arrancou ontem com a subscrição de um fundo fechado especial de investimento em valores mobiliários, no valor global de 5.000.000.000 Kz. Destinado...

    Angola ocupa 4.ª posição no Ranking Africano de Futsal

    Por Helder Lourenço Após a recente realização do CAN`2024, em Rabat, Marrocos, Angola se destaca ao conquistar a quarta posição no ranking da Confederação Africana...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto