- Publicidade -

More

    Médico esclarece não existir diferença entre Malária e Paludismo

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Na estreia do programa Saúde Para o Povo, da Platina FM (96.8), teve como convidado o Doutor Kétsio Vaz, que abordou sobre a Malária e esclareceu que não existe diferença entre esta doença e paludismo.

    “Malária e Paludismo é a mesma doença com termos sinónimos, diferente é a forma da apresentação que pode ser simples ou grave”, esclareceu.

    O médico destacou as consequências da malária que, quando não é bem tratada, pode desenvolver complicações nos rins, aumento do tamanho do fígado e até mesmo pode levar à morte do doente, e não deixou de explicar a vulnerabilidade nas mulheres grávidas e que ao fazerem gota espessa muita das vezes pode dar negativo porque o plasmódio se acomoda na placenta.

    “A grávida quando está com Paludismo nem sempre a gota espessa dá positiva porque o plasmódio gosta muito da placenta. A placenta é um órgão constituído por muitos vasos, e ele fica aí escondido, e pode impedir a transferência de nutrientes da mãe para o bebé, facto este que pode levar ao aborto.”

    O especialista aconselhou ao uso de mosquiteiros, insecticida e pulverização para o combate à doença.

    Ao terminar, Kétsio apelou ao Ministério da Saúde a associar-se ao Ministério da Educação para levar conhecimento sobre a prevenção da Malária, do mesmo modo que se procedeu no combate da COVID-19, com celeridade.

    Por: Lindeza Admizalda

    Share this
    Tags

    A Bombar

    4ª edição dos “Prémios Tigra Nova Garra” reconhece 28 profissionais em diferentes áreas de actuação

    Os Prémios “Tigra Nova Garra” já fazem parte da agenda dos grandes eventos anuais que reconhecem talento, criatividade, esforço e compromisso social dos jovens...

    “Delero King cobra Taxa de 1 Milhão de Kz por Participação Musical”

    Na terça-feira, (23), teve lugar em Luanda a conferência de imprensa para anunciar os vencedores da 4ª edição dos “Prémios Tigra Nova Garra”, uma...

    Miguel Neto declara que denominação “música folclórica” é pejorativa para Angola e defende o termo “tradicional”

    O jornalista angolano Miguel Neto declarou, nesta Segunda-feira (22), durante a rubrica "Momento Cultural" do programa A Tarde é Nossa da TV Zimbo, que...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto