Ministério da saúde lança protocolos clínicos de padronização da assistência médica-hospitalar

0
190

O Ministério da Saúde realizou ontem, quinta-feira (30), no Centro de Convenções de Talatona, o primeiro workshop e lançamento dos protocolos clínicos para a padronização da assistência médica-hospitalar de qualidade.

A Ministra da Saúde, Sílvia Valentim Lutucuta referiu, durante o discurso de abertura, a importância da padronização dos serviços hospitalares no país, quando o assunto é atendimento ao utente. “Os protocolos quando padronizados, auxiliam na uniformização dos tipos de tratamento para determinados diagnósticos, permitindo alcançar os objectivos preconizados para a qualidade de assistência a prestar ao povo. Advogamos o compromisso da uniformização e actualização regular dos protocolos clínicos, bem como a supervisão da sua implementação em todo o sistema de saúde”.

Trata-se de vinte e oito protocolos clínicos e directrizes terapêuticas elaboradas e registos baseados em evidências científicas actuais, com vista a orientar as melhores condutas diagnósticas e terapêuticas.

Marcaram presença no certame, que durou cerca de dez horas, a Ministra do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia de Inovação, Rosária Bragança, Ministra da Educação, Luísa Grilo, Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves, Secretário de Estado para Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, Secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, respectivos Directores Nacionais de saúde, representantes da Organização Mundial da Saúde em Angola (OMS), representantes das agências das Nações Unidas, Bastonários e Médicos.

Por: Natalicio Gaspar

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments