- Publicidade -

More

    Ministro de Estado reafirma empenho de Angola nos esforços de pacificação da região dos grandes Lagos

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão Francisco Correia de Almeida, interveio hoje, _Sábado, 06 de Maio de 2023_, em Bujumbura, República do Burundi, na XI Cimeira de Alto Nível dos Chefes de Estado e de Governo do Mecanismo Regional de Supervisão dos Países Signatários do Acordo Quadro para a Paz, Segurança e a Cooperação para a República Democrática do Congo e na Região dos Grandes Lagos.

    Adão de Almeida discursou perante ilustres representantes  dos Estados-Membros da Conferência Internacional Sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), e altos funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os presentes destacaram-se o Presidente da República do Burundi, Evariste Ndayisimiye, da República Democrática do Congo, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, e o Presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat.

    A República de Angola detém a presidência da CIRGL, tendo nesta condição o Ministro de Estado Adão de Almeida apresentado, em representação do Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, uma mensagem em que reafirmou o  compromisso do Governo Angolano de continuar a apoiar os esforços de pacificação do leste da República Democrática do Congo.

    Adão de Almeida manifestou, por outro lado, a preocupação de Angola face ao grau de conflitualidade latente e recorrente na Região, o que, no seu entender, “tem um efeito devastador e contrapoducente nas aspirações para silenciarmos as Armas até 2030, em harmonia com os princípios e objectivos consagrados pela União Africana”. Além do mais, acrescentou, “(a conflitualidade) protela o desenvolvimento económico, destrói a coesão e a harmonia social, e contribui para a ideia de que África, berço da humanidade, tem o seu futuro irremediavelmente comprometido”.

    A XI Cimeira  de Alto Nível dos  Chefes de Estado e de Governo do Mecanismo Regional de Supervisão dos Países signatários do Acordo Quadro para a Paz,  Segurança e a Cooperação para a  República Democrática do Congo e na Região dos Grandes Lagos, decorreu em Bujumbura, República do Burundi, entre os dias 02 a 06 de Maio de 2023. 

    A Delegação angolana, chefiada pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, integrou a Secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, o Embaixador angolano na Tanzânia, Sandro de Oliveira, e quadros superiores dos Órgãos de Apoio do Presidente da República (OAPR) e do Ministério das Relações Exteriores (MIREX).

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Colectivo angolano Super Pakata estabelece intercâmbio cultural com produtora brasileira ‘Porta dos Fundos’

    Quatro membros angolanos da produtora de conteúdos 'Super Pakata' encontram-se no Brasil desde o dia 10 de Maio para estabelecer um intercâmbio cultural com...

    “FAF Impede Convocação de Bastos Quissanga para Seleção Angolana, Diz Fonte”

    Pedro Gonçalves revelou nesta terça-feira, 21, os convocados para os jogos contra Eswatini e Camarões, marcados para os dias 7 e 11 de junho,...

    Vlado Coast ‘Renasce’ em seu novo EP

    Numa recente entrevista ao Platinaline, o artista angolano Vlado Coast revelou o lançamento do seu novo EP intitulado 'Renascer', que será disponibilizado no dia...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto