Morreu, neste domingo, (29), aos 85 anos, no Hospital Noel Holmes, em Lucea, no Noroeste do país, o produtor e músico jamaicano, Lee “Scratch” Perry, que trabalhou com Bob Marley e influenciou a criação do Dub, género de música electrónica derivado do reggae.
A causa da morte não foi divulgada, mas segundo a imprensa local, o músico estava internado num hospital na região norte do país.
A morte foi confirmada pelo actual primeiro-ministro da Jamaica, Andrew Holness, que usou as redes sociais para lamentar a perda e mandar uma mensagem de condolências aos familiares, amigos e fãs do artista, além de exaltar o seu legado para a arte. “Sem dúvidas, Lee ‘Scratch’ Perry será sempre lembrado pela sua grande contribuição à fraternidade musical. Que a sua alma descanse em paz”, escreveu.
Perry trabalhou com figuras importantes ao longo de décadas, como: Bob Marley, Peter Tosh, Bunny Wailer, The Congos, Max Romeo, Prince Buster, Robbie Shakespeare e Sly Dunbar, além da sua banda, The Upsetters.
Perry nasceu em Kendal, região rural e canavieira da Jamaica, em 1936. Abandonou a escola quando tinha 15 anos, e tempos mais tarde encontrou o seu rumo no mundo da música.
Por: Natalicio Gaspar