- Publicidade -

More

    Moyes VAI SUCEDER A FERGUSON

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O Manchester United não demorou muito tempo a eleger o sucessor de Alex Ferguson no comando técnico da equipa. A escolha natural recaiu sobre David Moyes, também escocês e há muito apontado como o possível substituto de Fergie, quando este se decidisse retirar. Os red devils apostam assim numa linha de continuidade, baseado num projeto a longo prazo, que tantos frutos já deu ao clube.

    Captura_de_ecra_2013-05-9_as_21.55.01

    Moyes, de 50 anos, estava em final de contrato com o Everton, formação que orientava há onze temporadas, num trajeto idêntico ao de Ferguson em Old Trafford. Quatro temporadas apenas ao serviço do Preston North End, onde havia terminado a carreira de jogador, e um título na League Two (quarto escalão) chegaram para levá-lo para o comando dos toffees. Chegou novo e pouco tempo demorou para que fosse apontado como um treinador com grande futuro à frente.

    O técnico nascido em Glasgow chegou a Goodison Park com o clube a atravessar uma grave crise financeira. Moyes agarrou na equipa e não só a conseguiu salvar da descida na primeira temporada – foi 15.º – como foi criando ao longo dos anos um conjunto de respeito que acabou por consolidar a sua posição na Liga inglesa. O Everton é dos poucos clubes médios em Inglaterra que se pode dar ao luxo de, na última década, ter traçado um trajeto seguro e sempre perto dos lugares europeus, em grande parte devido à confiança ilimitada que a direção depositou no técnico.

    Esta temporada o Everton tem o 6.º posto praticamente garantido, à frente do eterno rival Liverpool, mas o ponto alto foi em 2005 quando terminou a temporada no 4.º posto, garantido o acesso à Champions, depois de no ano anterior ter sido 17.º classificado. Desde então a pior classificação dos toffees foi um 11.º lugar em 2005/06, alcançando ainda dois 5.ºs lugares consecutivos (2007/08 e 2008/09). Na última época terminaram no 7.º posto, o que irá ser melhorado este ano.

    Apesar deste trajeto de mérito à frente do clube de Liverpool, a Moyes faltaram apenas os títulos. O mais perto que esteve disso foi em 2009, quando perdeu na final da Taça de Inglaterra frente ao Chelsea por 2-1, depois de ter estado na frente do marcador. Durante o seu percurso no Everton foi ainda distinguido com 10 nomeações de treinador do mês, uma média de quase um prémio por temporada. Em janeiro de 2012 tornou-se no quarto treinador a alcançar a marca de 150 vitórias na Premier League e em novembro último fez o jogo 400 na competição.

    O maior troféu da carreira de David Moyes talvez tenha chegado agora, com a chamada para suceder a Ferguson, técnico que sempre o admirou e elogiou. Em fevereiro deste ano, antes do último embate entre ambos para a Liga, Sir Alex Ferguson afirmou que seria uma grande perda para o Everton perder um treinador com o potencial de Moyes.

    “É um grande golpe porque é um treinador de grande qualidade. Ele está há 10 anos no Everton e ninguém sobrevive 10 anos no futebol sem fazer progressos. O seu talento é óbvio. Todos os anos ele tem progredido em nível”, destacou o veterano técnico, que na altura talvez ainda não tivesse tomado a decisão de deixar o United. Mais do que a “grande perda” que Moyes significa para o Everton, esta parece ser um excelente ganho para os red devils. Pelo menos, tem o aval do antecessor.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto