- Publicidade -

More

    Multinacional De Beers volta a explorar diamantes em Angola

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (Mi-rempet), representado pela Agência Nacional de Recursos Minerais e pela Endiama, assinam, hoje, dois contratos de investimento mineiro com a multinacional sul-africana De Beers.

    Na sequência desses contratos, a De Beers Exploration Holdings Limited passa a efectuar prospecção de depósitos primários de diamantes numa extensão territorial de 9.984 quilómetros quadrados nos municípios de Saurimo, Dala e Muconda, na província da Lunda-Sul, e numa outra área de 9.701 quilómetros, nos municípios de Chitato, Lucapa e Cambulo, na Lunda-Norte.

    O renovado interesse da De Beers em projectos diamantíferos em Angola decorre das reformas implementadas pelo Executivo no subsector diamantífero, que conferem maior transparência aos processos de outorga de direitos mineiros, bem como uma maior participação no desenvolvimento socioeconómico das zonas mineiras e do país.

    Antecipadamente, Diamantino Azevedo, ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, disse que “o regresso da De Beers a Angola permite, a médio prazo, o aumento substancial da exploração e comercialização de diamantes, bem como a oferta de mão-de-obra qualificada para jovens angolanos”.

    Também, o ministro destaca o acontecimento como resultado directo do êxito da estratégia de melhoria do ambiente de negócios traçada pelo Executivo liderado pelo Presidente João Lourenço.

    Pela Endiama, o presidente do Conselho de Administração (PCA), José Manuel Augusto Ganga Júnior, esclareceu que o acordo permitirá reforçar o papel de Angola no exercício da actividade diamantífera, de modo a posicionar o país entre os maiores produtores mundiais de diamantes.

    Segundo Ganga Júnior, tal parceria vai repercutir-se, necessariamente, no aumento da empregabilidade e no bem-estar dos trabalhadores que estiverem vinculados aos novos projectos, assim como outros benéficos económicos, financeiros e sociais que serão proporcionados às partes intervenientes em todo o processo produtivo.

    Por Angola, serão signatários do acordo Jacinto Rocha, PCA da Agência Nacional de Recursos Minerais, e José Augusto Ganga Júnior e pela diamantífera sul-africana assina Bruce Cleaver, CEO da De Beers. Os referidos Contratos resultam de várias rondas negociais entre as instituições angolanas e a De Beers, desde Outubro de 2021.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Local onde desabou o prédio 41 na Comandante Valódia  já está vedado

    O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) vedou o local onde se situava o edifício 41, na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, que...

    Corpo de bombeiros nega ruptura da tubagem nas redes de distribuição de água como causa do desabamento do edifício na Av. Comandante Valódia

    Por: Hélio Cristóvão O porta-voz nacional do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Félix Domingos, desmentiu hoje, durante uma conferência de imprensa, as causas apresentadas...

    Gerilson Insrael aconselha activistas a respeitarem a liberdade de expressão dos músicos

    "Eu sou apenas músico. Músico faz música." Após ser mencionado em uma publicação por um usuário da rede social Facebook, neste Sábado (25), a pedir...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto