- Publicidade -

More

    Novo arquivo online para a história das lutas de libertação em África

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A partir do dia 14 de Julho está aberto ao público o portal da Associação Tchiweka de Documentação (ATD) colocando online uma grande parte do arquivo que, desde 2006, o seu Centro de Documentação tem vindo a gerir, organizar e ampliar. Iniciado com o espólio de Lúcio Lara “Tchiweka” (1929-2016), destacado combatente da luta de libertação e dirigente do MPLA, o arquivo tem aumentado o seu acervo com outras contribuições e com a actividade do Projecto “Angola – Nos Trilhos da Independência” (2010-2015).

    É inegável a importância deste primeiro arquivo online angolano dedicado à história das lutas contra o domínio colonial em Angola e nas outras ex-colónias portuguesas. O avanço para a digitalização dos documentos e a opção de acesso via internet, opção lógica dos arquivos actuais, tornou-se ainda mais urgente pelas restrições que a COVID-19 a todos impôs.

    Este é um trabalho em curso, que continuará a ser desenvolvido, mas estão desde já disponíveis milhares de documentos (textos diversos, imprensa, fotografias, vídeos e outros), com possibilidade de busca e com informação sobre cada documento (ver www.tchiweka.org).

    Pela complexidade deste tipo de arquivo e face aos limitados recursos de que a ATD dispõe, a abertura ao público será feita por etapas, não só pelo trabalho arquivístico ainda necessário, mas também para superar as inevitáveis falhas, identificando os melhoramentos necessários em função da demanda dos utilizadores.

    A ATD é uma associação angolana, sem fins lucrativos, classificada de utilidade pública desde 2012, e o seu Centro de Documentação Tchiweka gere um arquivo privado que se rege pela legislação angolana, respeitando os princípios defendidos pela Associação. No mês em que a ATD celebra 15 anos de existência, este portal e o arquivo que nele se disponibiliza dão continuidade aos objectivos da sua criação, designadamente organizar e tornar acessível documentação que contribua para “preservar a memória e aprofundar o conhecimento sobre a luta do povo angolano pela independência e soberania nacional”.

    Osvaldo
    Osvaldo
    Editor da Platina Line
    Share this
    Tags

    A Bombar

    Privatização de 109 Ativos do Estado Avaliada em 1,5 Bilião de Kwanzas

    Luanda – O Governo angolano prevê arrecadar cerca de 1,5 bilião de kwanzas com a venda de 109 ativos do Estado até julho de...

    Vera Daves Defende Novo Paradigma de Desenvolvimento Focado na Segurança Alimentar e Parcerias Privadas”

    A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, afirmou em Pequim, China, que Angola está em busca de um novo paradigma de desenvolvimento, com...

    Swelia António revela que, enquanto Miss Angola, enfrentou pessoas com más intenções

    Por: Lindeza Admizalda Swelia António, Miss Universo Angola 2022, foi recentemente convidada do programa "Dia Alegre", da rádio Platina FM 96.8, onde falou sobre...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto