OMA inaugura cozinha comunitária no mercado do 30

0
217

Sabores do 30 é a denominação da cozinha comunitária da OMA inaugurada nesta terça-feira(10/01) no Mercado do 30, em Luanda,  pela  Secretária-Geral da  Organização

, Joana Tomás, com o objectivo de prestar apoio social as crianças e as mães vendedeiras do referido mercado.

Construída com o apoio de distintos parceiros, a cozinha vai servir uma refeição para 100 adultos e duas para 100 crianças de mães vendedeiras do mercado do 30, e funcionará igualmente como um centro de formação que vai ensinar as mulheres a confeccionarem alimentos com nutrientes e a transformação das frutas em doces diversos, com o apoio da Associação para o Progresso e Desenvolvimento das Comunidades de Angola “ ADPCA”.

Segundo a Secretária-Geral da OMA, iniciativas similares vão ser replicadas noutros municípios de Luanda, com o fim único de dar protecção as crianças e salvaguardar o negócio das mulheres que diariamente recorrem ao mercado para garantir o sustento das suas famílias.

Joana Tomás assegurou que as refeições serão gratuitas e que a OMA, vai continuar a contar com o prestimoso apoio de todos os parceiros no fornecimento dos produtos para a confecção  das refeições, respondendo assim a um um dos pilares da protecção social que é o apoio as crianças em situação de risco.

Já a presidente da ADPCA, Albina Assis, considera que o projecto é ambicioso por estar implementado num dos maiores mercados de Luanda e vai contribuir para a melhoria da saúde das crianças e no  empoderamento das mulheres.

Destacou que uma equipa multidisciplinar vai garantir o funcionamento pleno da cozinha comunitária, entre profissionais da saúde, assistentes sociais, nutricionistas entre outros voluntários. 

Testemunharam o acto de inauguração,  membros do Secretariado Executivo Nacional, Comité Provincial, Municipais e Distritais da OMA.

Recordar que a inauguração da cozinha comunitária, denominada os Sabores do 30, está enquadrada nos festejos dos 61 anos da fundação da OMA que hoje se assinala.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui