- Publicidade -

Visit arnan.me
More

    PARABÉNS À TODAS NÓS

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

     

    Minhas queridas amigas, leitoras, companheiras, guerreiras…não gostaria que este mês de Março fosse apenas mas um mês de Março, não gostaria que ele fosse vivido por nós como mas um mês em que nosso exemplo, nossa força, nossa dedicação a família, fosse lembrada…quero que neste Março de 2014  seja para nós um mês em que nos lembremos e façamos entender aos homens o nosso real valor!!! Quero que cada uma nós em seus lares, empregos…meio social…crie de algum modo, invente uma forma de mostrar, de fazer entender o quanto se nos deve ser dado valor…o quando merecemos ser amadas…Mas eu costumo sempre dizer…”só nos é dado o valor que nós mostramos e ter…”

    Gostaria muito que neste mês de Março refletíssemos sobre mulheres realmente inspiradoras que por acaso (alguma delas) até fazem aniversario neste mês…mulheres como Ruth Hundler que criou a famosa boneca Barbie ,lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, a 09.03.1959.

    E lembrei-me dela porque fez a delicia da infância de muitas raparigas da minha idade que hoje são verdadeiras mulheres de exemplo de mérito e coragem,  e a influência da Barbie nos dias de hoje é visível e sem dúvida marcante. Sempre existem comparações e citações da boneca mais vendida do mundo o tempo todo, costuma-se chamar alguém de Barbie por estar vestida de rosa, ou por ser loira. Isso prova que a Barbie valorizou uma linha de preocupação com a estética, beleza e ajudou a criar um padrão de beleza. A moda da boneca influencia a sociedade, pois ela sempre procura simbolizar uma garota bonita, inteligente, amiga, companheira, meiga e politicamente correta. A Barbie marcou gerações inteiras e continua até hoje, devido a personalidade que lhe foi associada e o padrão de beleza que simboliza. Não é raro muitas meninas e adolescentes quererem se parecer com a Barbie. A Barbie influenciou uma nova conduta em mulheres e crianças e criou uma nova identidade social que é perceptível em crianças, adolescentes e mulheres do mundo todo.

    É essencial   também a nossa reflexão na motivação por detrás da escolha do mês de Março para ser   dedicado a nós mulheres…seria bom pensarmos nas mulheres operarias de uma fabrica de tecidos  em Nova York, que em 08 de Março de 1857 fizeram uma greve, ocupando a fabrica e reivindicaram melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas em vez das 16h exigidas na época…elas lutaram também pela equiparação dos salários com os homens, pois mesmo exercendo funções iguais as dos homens, recebiam um terço do salario que um homem recebia  para executar o mesmo tipo de trabalho. De lembrar-vos que esta manifestação foi reprimida com total violência, chegando até mesmo a serem trancadas dentro da fabrica que foi de seguida incendiada, onde morreram carbonizadas 130 tecelãs…numa prova de total barbaridade e desumanidade. Depois de tanta luta, somente em 1910 na conferência na Dinamarca, ficou estabelecido que o 08 de Março passaria a ser “o Dia Internacional da Mulher”, em homenagem claro as nossas companheiras e guerreiras que morreram na fábrica em 1957…no fundo é uma homenagem a todas nós que todos os dias lutamos cada uma a sua maneira para melhoria de nossas condições de vida. E é impressionante como que somente em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.

    Mulheres …á instituição desta data não foi somente com intuito de comemorar as conquistas e sim lembrar a todas nós que para termos certo reconhecimento pela sociedade. Houve mulheres que lutaram pelos nossos direitos e com a própria vida pagaram. Devemos sentir-nos inspiradas a jamais desistirmos de nossos ideais…hoje com certeza não faremos greves e nem pegaremos em catanas, hoje lutamos intelectualmente…hoje nos formamos academicamente, hoje temos duas, três ou mas formações para estarmos cada vez mas preparadas para os desafios que se insurgem contra nós.

    Por aquelas mulheres que morreram na fábrica, por aquelas mulheres que lutaram pelo direito feminino ao voto…por aquelas que no dia 04.02.1961, juntaram-se aos homens para iniciarem a luta armada em Angola com vista a nossa independência…mulheres como Deolinda Rodrigues, Engracia Cohen, Engracia Paim e outras. Mulheres que apenas com a sua coragem, amor a pátria e em defesa de um ideal foram a luta literalmente para que Angola hoje fosse independente…por todas estas…nunca de forma alguma abdiquem de vossos sonhos, nunca desistam de buscar a felicidade, o amor, o bem estar, o conhecimento…

    Neste artigo   gostava mesmo de mencionar todos os rostos femininos que muito fizeram por esta Angola que eu amo…falar-vos de todas aquelas mulheres que realmente admiro e sirvo-me delas como fonte de inspiração…falar-vos de Gabrielle Bonheur Chanel que com o seu estilo e bom gosto revolucionou o mundo da moda, Joana D´Arc, para alguns uma bruxa e para maioria uma verdadeira mártir, Condoleezza Rice diplomata e cientista politica, da minha querida musa Dilma Rousseff que lutou com a terrível doença que todos conhecemos e ainda conquistou presidência do Brasil, de outras mulheres como Laura Chinchilla Miranda eleita presidente da Costa Rica em 2010, Cristina Kirchner eleita presidente da Argentina, Michelle Bachette Jeria primeira mulher eleita presidente do chile, Indira Gandhi primeira mulher a comandar a índia e muitas outras que conquistaram igualmente o cargo de presidente da republica…da eterna princesa de Gales Diana Frances Spencer a “princesa do povo” conforme Tony Blair a alcunhou…que por sua humildade, simpatia e humanismo muito fez pelo mundo, sendo ela a primeira grande celebridade a ser fotografada tocando uma pessoa infectada com o vírus HIV mudando assim totalmente a opinião publica sobre a doença quando ainda muitas naquela época acreditavam que a Aids poderia ser contraída pelo simples toque a uma pessoa infectada, visitou Angola em 1987 trabalhando como voluntaria vip do comitê internacional da cruz vermelha, apelou incansavelmente para assinatura do tratado de Ottawa que proibia a produção e uso das minas terrestres. Lembro-vos ainda de Agnes Gonxha Bojaxhiu…ou simplesmente Madre Teresa de Calcutá missionária católica albanesa, naturalizada indiana, beatificada pela igreja católica em 2003. Foi a fundadora da congregação “Missionarias da Caridade”, entregou a sua vida ao serviço missionário e de caridade. Falo-vos ainda de Anália de Victoria Pereira líder partidária e defensora dos direitos do Angolanos…queria mesmo que refletissem sobre mulheres que ao lado de grandes homens tem ajudado e contribuindo positivamente para os destinos de países, mulheres essas que por vezes deixam de ter vida própria para viver e cuidar de um povo…mulheres como Ana Paula Dos Santos, Michelle La Vaughn Robinson Obama, Marisa Leticia Lula da Silva, Carla Bruni Sarkozy…em fim…mulheres verdadeiramente inspiradoras!!!

    Gostava que todas nós independentemente de nossas convicções religiosas, politicas e ideológicas…defendêssemos sempre nossos ideais pensando em como ele serão da mesma forma positivos para outras mulheres e o próximo em geral.

    Infelizmente, não tem sido fácil destacarmo-nos num mundo e numa sociedade onde é cada vez mas frequente ouvirmos falar de crimes passionais…que surgem na maior parte dos casos quando a mulher põe um ponto final nas faltas de respeito e abusos sofridos, é muito triste ver na tv, ouvir na radio ou ler no Jornal os crimes horrendos e bárbaros do gênero…em pleno século XXI…Oh meu Deus, até quando???

    Por fim, gostava de partilhar com convosco um poema lindo…que li no outro dia…

    Mulher, teu nome é fortaleza…

    Mulher, teu nome é fortaleza

    Energia do mundo! Comunhão do universo!

    Riqueza da vida! Espelho dos sonhos!

    Mulher, teu nome é fortaleza

    Carrega no semblante uma rara beleza,

    Fazendo do mundo um lugar de justiça e igualdade!

    Mulher, início da vida! Ventre abençoado!

    Sonho de Deus realizado!

    Mulher, teu nome é fortaleza, união, prosperidade,

    Fertilidade! Deusa do Planeta! Das matas!

    Da Lua! Das estrelas! Da árvore que nasce!

    Do broto que dá frutos! Da cachoeira que corre

    rio abaixo produzindo beleza e embriaguez!

    Mulher é a fortaleza da família! Da casa!

    Da escola! Do trabalho! Da vizinhança!

    Mulher, teu nome é vida! Luz! Caminho!

    Estrada! Sedução! Sinceridade! Verdade!

    Luta! Dedicação!

    Mulher, teu nome é fortaleza! Teu nome é justiça!

    Raça! Garra! Talento! Luta! Puro coração!

    Brilho intenso de emoção que clareia a estrada

    da humanidade, enfeitando o dia que pede passagem!

    Desejo para todas vocês um Março cheio de amor, carinho paz, saúde e muita reflexão.

    Milca Caquesse

    Share this
    Tags

    A Bombar

    “Mulher detida em Luanda após acumular dívida milionária em hotel de luxo

    Uma mulher de 36 anos assumiu uma identidade falsa de empresária e se hospedou em um hotel de luxo na região do litoral sul...

    “SIC desmantela rede de falsificação de dólares provenientes da RDC em Angola”

    O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou uma rede de indivíduos angolanos que colaboravam com estrangeiros para introduzir dólares falsificados no país, provenientes da...

    Pinóquio: A Verdadeira História” traz emoção e diversão a 31 de Maio no ZAP Cinemas

    Luanda, 23 de Maio de 2024 – A emocionante estreia de "Pinóquio, a História Verdadeira" no ZAP Cinemas traz uma nova e divertida abordagem...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Visit arnan.me

    Mais como isto