Portugal inaugurou hoje um centro de vistos dedicado em Luanda, com o qual espera acelerar os processos, segundo a cônsul-geral, que pediu “tempo” e “confiança” aos utentes e avançou que será dada prioridade aos vistos CPLP.
O embaixador de Portugal, Francisco Alegre Duarte, afirmou, esta segunda-feira, no âmbito da inauguração do novo centro de vistos de Luanda, que é “um passo decisivo” para o atendimento dos requerentes que querem viajar para aquele país.
De acordo com a Lusa, o diplomata lembrou que Luanda é o maior emissor de vistos de toda a rede consular, sendo este um sinal do empenho português em implementar medidas que contribuam para aumentar o fluxo migratório “de forma ordenada”, respondendo às necessidades de mão-de-obra e para enfrentar o envelhecimento demográfico.
Até agora os pedidos de visto para Portugal eram entregues e processados num centro da VFS Global, juntamente com os da África do Sul, Bélgica, Brasil, China, França, Países Baixos e Ucrânia.
A mesma fonte garante que a empresa VFS Global, contratada pelo governo português, trata do agendamento e aceitação de candidaturas de solicitação de vistos online, enquanto a autorização dos pedidos de visto é feita pelo consulado.
A partir de 7 de março de 2023, os pedidos de visto são submetidos no novo Centro de Vistos, sito no no Edifício Ingombota, Rua Guilherme Pereira Inglês, 43, 1º andar, Largo Ingombota, Luanda.